Expectativa e esperança em 2024
Encerrando 2023, avaliando que o cenário foi melhor do que esperávamos, onde a atividade econômica no Brasil cresceu em torno de 3%, bem acima da expectativa do início do ano. Trazendo para nossa realidade, empresa de prestação de serviços, tivemos um crescimento de 10,5%, porém descontando o dissidio da categoria (7%), crescemos 3,5% desta forma alinhado com a atividade econômica no Brasil.
Temos um mercado de serviços e segurança muito competitivo, onde as margens de lucro estão sempre em descida, fazendo uma análise crítica, entendemos que fizemos o nosso melhor, e com muita dedicação e carinho ao nosso difícil dia a dia, preparando a mão de obra aos nossos clientes, e trazendo nossas tecnologias para melhorar a prestação de serviço, em uma busca da vanguarda na operação. De fato, o crescimento da atividade econômica no Brasil se deu por conta da grande perfomasse do Agro Brasileiro em safra e exportação recorde. Infelizmente esse cenário não se repete na indústria e comércio que com a taxa de juros alta, por conta da Selic, que hoje é 11,75%, mas que chegou em 13,75%, fez mais um ano de baixo investimento na indústria nacional, além disso o varejo sofreu mais do que o habitual, onde tivemos vários pedidos de recuperação judicial como exemplo a tradicional Lojas Americanas entre outras.
Quem bom que chegou 2024, e o governo federal, confirmou o valor do novo salário-mínimo para 2024, R$1.412, trata-se de um aumento de 7% para corrigir os atuais R$1.320 neste ano. O valor é pago a trabalhadores, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios de auxílio-doença ou de prestação continuada (INSS). Certamente será o valor do impacto em nossa prestação de serviço para 2024.
O grande problema está no que trazem os economistas, onde projetam um ano com algumas incertezas, como a continuidade de guerras (Rússia/Ucrânia) e (Israel/Gaza), redução da atividade da economia na China e as incertezas fiscais do Governo Lula, onde deixam claro que será preciso aumentar impostos, logo parte nosso dinheiro vai para o governo, além disso tudo, temos as eleições municipais(se segurem).
Em relação ao emprego o ano de 2024, será bem mais desafiador do que 2023. Se o agronegócio não repetir a super safra, o cenário base prevê desaceleração, e isso tem grande chance de ocorrer.
Vale lembrar que o desemprego está em 8%, é um fator importante, e que muitas pessoas já deixaram de procurar trabalho, é se acomodaram nos auxílios do governo, isso é ruim para o governo e para as pessoas que não conseguem gerar uma renda para seu sustento. Lamentamos!
O que cabe à nossa empresa com esse cenário?
Não precisamos nos assustar com o que falam na televisão, inclusive a dica é deixar de ficar acompanhando telejornais que não nos ajudam em nada, indicamos nos concentramos na nossa atividade, e fazer novamente o que fizemos nos anos anteriores e fazer melhor do que 2023:
Estamos prontos para o futuro e gratos pelo passado.
Muito consciente que temos as ferramentas e potencial para seguir crescendo, nossa empresa está pronta para o futuro 2024 e assim por diante, porque isso não termina nunca!
Feliz ano novo!
Grupo Alpha Secure.
Evoluindo pessoas!