O avanço da tecnologia e a era da ameaça aos empregos

Há muitos anos, sempre que víamos notícias sobre as novidades do avanço da tecnologia, seja com o desenvolvimento de robôs, sistemas, câmeras inteligentes e até agora, por último e ainda em início de aplicação, a inteligência artificial, eram vistas como ameaças ao emprego das pessoas.

A notícia, imediatamente era suficiente para que sindicatos e parte de associações e pessoas se movimentassem, pensando apenas em como aquelas pessoas que pegavam os ônibus e transportes públicos sobreviveriam? Na verdade, era como se tivessem defendendo que aquele nível de vida fosse algo a ser preservado, e não que a evolução traz consigo a inclusão e o aprendizado.

Pois bem, o fato é que junto com o avanço da tecnologia no mundo, sentido mais com o acesso à informação, tendo como mais perceptível os smartphones e redes sociais, muitos outros cenários também evoluíram com novos formatos de empresas e oportunidades de trabalho, de forma que já faltam pessoas para ocuparem áreas em empresas e principalmente na prestação de serviços.

O campo, por exemplo, que na década de 70 viveu o êxodo das pessoas vindo para as cidades, hoje tem o seu potencial, que não apenas retém os pais como os filhos com um desenvolvimento de capacidade em treinamentos e estudos.

Nas cidades, onde estão as grandes empresas e o maior agrupamento de pessoas, a tecnologia se tornou essencial na área da segurança, as câmeras inteligentes e mesmo portarias remotas que poderiam tirar empregos de porteiros, se transformaram em aliadas, para que, enquanto um fique com o “olho no gato”, o outro monitor e o outro no “rato.”

No campo dos Condomínios, onde moram 3,3 milhões de pessoas, é outro exemplo, que mostra o quanto a tecnologia veio para contribuir com toda a cadeia produtiva da prestação de serviços, sem contudo ser a responsável pela mudança nos empregos.

E, essa mudança nos empregos não tem acontecido pelo lado da concorrência causada pela tecnologia, mas sim porque a inclusão das pessoas no mercado de trabalho melhorou, com mais opções, com o aprendizado das pessoas e a própria necessidade das empresas que aumentaram a produção, sem mencionar o pós pandemia, que mostrou que havia uma demanda retraída, que vem mudando o cenário.
Antes existia mais funcionários do que vagas, logo uma simples reclamação decorria da decisão de substituição do funcionário, fosse ela real ou mesmo da falta de procedimentos de todos (todos aqui não se refere apenas a empresa ou ao funcionário), porque segurança é algo que todos querem, mas que traz um incômodo para ser eficiente.

Na limpeza, onde o efeito da mudança é maior, primeiro tínhamos mais homens ocupando os postos, agora, são mais mulheres, que saíram de casa e foram buscar seu primeiro emprego para ajudar no orçamento da casa. Só que agora, faltam mulheres, falta gente!

Essa mudança, faz com que as empresas invistam mais em treinamentos e busquem mais a valorização do funcionário – tanto pelas empresas como pelos clientes – mas poderá ser insuficiente e, em breve, todos – contratantes e contratados – em níveis contratuais – perceberão que as negociações e concorrências sem critérios e desleais não deverá ser uma alternativa, pois a redução de custos sem critérios, será igualmente prejudicial na execução, haja vista as consequências que já sentimos com as constantes rotatividades que não são boas também para a rotina de segurança.

O fato é que a tecnologia chegou, ela está agregando e não concorrendo; chegou na hora certa, porque faltam pessoas, e isso vai obrigar a todos a viver uma inclusão ainda maior, a uma valorização maior, a uma discussão mais ampla sobre como implementar a tecnologia com inteligência, agregando serviços como uma aliada as pessoas e eficiência aos empregos.

Vamos nos preparar, porque se hoje a inteligência artificial ainda é algo novo, talvez seja apenas um indicativo de que estamos como co-pilotos nessa jornada, diante da velocidade do desenvolvimento.

Vem desafios pela frente, como a discussão da reforma tributária que deve impactar os custos da prestação de serviço, enquanto devíamos estar olhando para as novas oportunidades de empregos que a tecnologia cria e, com capacitação que também trará novas oportunidades e eficiência para melhorar a vida das pessoas, mas esse é o cenário e é nesse campo que temos de encontrar soluções e que elas sejam inteligentes visando uma melhoria contínua.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Julho/2024

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