Design sem nome (39)

Função e Responsabilidade de Zelador

Zelador: tudo sobre a profissão

Figura que ficou muito conhecida principalmente pelos condomínios residenciais, o zelador é o profissional responsável pelo andamento das atividades do empreendimento, devendo promover a organização dos serviços prediais, e ainda vigiar o cumprimento do Regulamento Interno, para assegurar qualidade na rotina de serviços prestados, além de cuidar da ordem e segurança do empreendimento, do bem-estar dos condôminos, e por fim zelar pelo patrimônio dos Condôminos.

Braço direito do síndico, o zelador tem função essencial dentro da estrutura e todos os funcionários do condomínio devem se reportar ao zelador, este deve, portanto, ter noções de gerenciamento de pessoas, deve também ter uma rotina diária de tarefas, e controle dos contratos de manutenções que são obrigatórios ao prédio. Desta forma é possível manter a manutenção preventiva do condomínio em dia.

Ditado conhecido; Zelador bom o prédio funciona bem, o zelador ruim o prédio e um caus.

O que faz um zelador

zelador é o profissional responsável por coordenar e executar atividades relacionadas à conservação, manutenção e organização de um determinado espaço (salão de festas entre outros), como condomínios residenciais, edifícios comerciais, escolas e hospitais. Sua função é essencial para garantir o bom funcionamento e a segurança do local, bem como o bem-estar dos moradores, usuários ou frequentadores do ambiente.

As atribuições do zelador podem variar de acordo com o local de atuação, mas geralmente incluem tarefas como: 

  • Supervisão de equipes de limpeza; 
  • Solicita matérias de limpeza e Epis aos funcionários;
  • Fiscalização do cumprimento de normas internas; 
  • Controle e manutenção de equipamentos e instalações;
  • Controla os terceiros contratados como empresa dos elevadores;
  • Acompanha vencimentos dos contratos ou validades de materiais;
  • Vistoria das áreas comuns;
  • Resolução de problemas emergenciais;
  • Acompanhamento das obras realizadas nas unidades;
  • Mediação de conflitos entre moradores;
  • Atendimento dos sindico e moradores nas questões condominiais;
  • Participa da segurança do empreendimento cobrindo porteiros em intervalos de almoço;
  • Dá apoio ao sindico em suas deliberações;
  • Faz a interface com a administradora no prédio;
  • Responsável pelas correspondências, principalmente as registradas;
  • Atendimento às solicitações e demandas.

Além disso, o zelador também pode desempenhar atividades administrativas, como a elaboração de relatórios, o controle de estoque de materiais e a interação com fornecedores e prestadores de serviços.

O zelador atua de forma proativa, se atentando às necessidades do ambiente em que trabalha.

Sempre em contato com o sindico que é o responsável legal do prédio, ele deve ser capaz de identificar problemas e tomar as medidas necessárias para solucioná-los, seja realizando reparos emergenciais, solicitando serviços especializados ou coordenando equipes de manutenção.

Além disso, o zelador é responsável por supervisionar as atividades de limpeza, conservação e jardinagem, garantindo que os espaços estejam sempre em boas condições de higiene e apresentação. 

O profissional é o ponto de contato para os moradores, usuários e frequentadores do local, atendendo a solicitações, esclarecendo dúvidas e mediando conflitos, buscando sempre um bom relacionamento e a satisfação dos envolvidos.

O zelador não trabalha somente em prédios residenciais, pode atuar em diferentes ambientes, como: 

  • Condomínios residenciais;
  • Edifícios comerciais;
  • Escolas; 
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Clubes. 

Em escolas, hospitais e outras instituições, o zelador tem a responsabilidade de manter as instalações em boas condições, realizando reparos emergenciais, garantindo a limpeza e a organização dos espaços, além de colaborar com o cumprimento das normas de segurança e higiene.

Como se tornar um Zelador?

Para se tornar zelador, não há uma formação acadêmica específica obrigatória, mas é comum que as empresas e condomínios exijam, minimamente, o ensino médio completo. No entanto, ter vivencia na área ou ser um auxiliar de zeladoria ou serviços gerais que tenha convivido com essa realidade, atem ser um manutencista pode ser um diferencial na hora de buscar oportunidades de trabalho.

Além da formação, é importante que o profissional tenha conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pelo zelador, gestão de pessoas, noções básicas de manutenção predial, conhecimento de normas de segurança patrimonial, do trabalho e higiene, habilidades de liderança e organização, capacidade de resolver problemas e lidar com situações diversas, atendendo seus condôminos, que em muitos prédios bem difícil.

O custo trabalhista, atualmente faz que os zeladores trabalhem 44h semanais se segunda a sábado. Essa mudança que se estabeleceu, trouxe a mudança da moradia, onde os zeladores não moram mais nos prédios que trabalham, assim os contratos se tornam cruciais para o andamento do trabalho quando o zelador não está presente ou está em folga.

Quer saber mais, fale com a gente, temos mais soluções na prestação de serviço.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Maio/2024

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores