Design sem nome (31)

Liderar com humanidade – Parte II

Os valores da Alpha Secure são norteados pela transparência, responsabilidade, ética e eficiência, consolidando assim a relação com nossos parceiros comerciais e colaboradores.

Nessa parte 2 do tema sobre liderança, constam algumas ações para liderar com humanidade.

Comunicar-se claramente

Você comunica com clareza as expectativas que têm sobre as pessoas e seus trabalhos? Mantém todos(as) informados(as) sobre assuntos importantes e mudanças que os(as) afetam? Uma liderança que se comunica claramente sabe usar diferentes canais, para se posicionar de modo objetivo, sincero e transparente com qualquer pessoa, independentemente da posição que ocupa. Além disso, potencializa sua atuação exercitando a escuta ativa e isenta de julgamentos.

Despertar potenciais

Você ajuda seus liderados e lideradas a encontrarem propósito naquilo que fazem? Reconhece e promove apenas aquelas pessoas que de fato estão mais preparadas? Um(a) líder que desperta potenciais atua como agente catalisador(a) da transformação dos talentos, abrindo espaços para que o propósito, a maestria e a autonomia sejam fomentadas entre as pessoas. Além disso, é capaz de reconhecer, valorizar e celebrar as conquistas de todos(as) do time como se fossem suas.

Promover a colaboração

Você delega tarefas que permitem que as pessoas colaborem umas com as outras? Deixa as pessoas seguras para compartilharem seus erros? A liderança que promove a colaboração atua como facilitadora da troca e do diálogo honesto entre as pessoas, criando condições para que elas colaborem entre si e sintam-se seguras para testar, errar, aprender e assim inovar.

Construir relacionamentos

A liderança que não apoia suas relações em bases sólidas não está preparada para gerir equipes de alto rendimento. A construção de relacionamentos em que as pessoas confiam umas nas outras é o próximo passo para atingir resultados de excelência.

Criar uma cultura de desenvolvimento

Você aplica feedbacks que de fato mostram como melhorar? Delega tarefas que permite que as pessoas desenvolvam novas habilidades na prática? Nesta competência, você deve ser capaz de agir para que o desenvolvimento deixe de ser um discurso e consolide-se como parte da cultura dos times, mantendo real compromisso com o desenvolvimento das pessoas e contribuindo para a formação de equipes mais motivadas e produtivas.

Alinhar estratégia e ação

Você é capaz de estabelecer objetivos e deixá-los claros para a equipe? Ajuda as pessoas a verem como seu trabalho está relacionado à missão da empresa? Uma liderança preparada para alinhar estratégias e ações é capaz de traduzir com excelência a visão e estratégia da empresa em objetivos desafiadores e relevantes para o time, tornando claro para todas as partes envolvidas exatamente aquilo que precisam fazer e atuando para uma execução de excelência em todas as etapas traçadas.

Compartilhar as responsabilidades

Você, sempre que possível, toma decisões de forma compartilhada? Dá liberdade para que as pessoas decidam, dentro de seu escopo, como fazer seu trabalho? Uma liderança que compartilha as responsabilidades já compreendeu que não é capaz de cuidar de todas as coisas sozinha, conhece e confia nas pessoas de sua equipe, dividindo as responsabilidades pelas atividades a serem realizadas e despertando nelas maiores sensos de pertencimento e responsabilidade pelos resultados.

Criar e gerir times de alta performance

Equipes de alto desempenho sabem o que é preciso fazer para atingirem seus objetivos e atuam para isso colaborando com o que têm de melhor. É papel da liderança reconhecer os talentos e criar estratégias para que as pessoas se desenvolvam.

Tomar decisões assertivamente

Quando tem autonomia para fazê-lo, você toma decisões em momentos críticos sem hesitar? Toma decisões mesmo quando elas podem desagradar algumas pessoas? A liderança capaz de tomar decisões efetivas busca pautar suas escolhas em meios confiáveis e legítimos, a fim de que ao final tenham segurança sobre elas. Agem de modo corajoso, hábil e ágil mesmo sob pressão, equilibrando o uso de dados e o feeling em seus processos decisórios.

Orientar-se a resultados

Você acompanha junto com sua equipe e de forma constante a evolução dos resultados? Identifica e trata rapidamente de problemas de desempenho? Uma liderança orientada a resultados está focada em fazer as coisas acontecerem – e o fazem estabelecendo metas ambiciosas para si e para seus times, oferecendo direcionamentos claros, removendo barreiras, intermediando relações e facilitando o trabalho de todas as pessoas ao redor.

Sair da zona de conforto

Você adapta-se rapidamente a mudanças necessárias para o sucesso da equipe? Promove desafios que motivam as pessoas a quererem crescer? Um(a) líder capaz de sair da zona de conforto não se prende a velhas práticas que podem já não ser válidas diante de um novo contexto. Está constantemente atento(a) às novidades, experimentando e explorando oportunidades sempre que possível. Além disso, influencia as pessoas de sua a equipe a também adotarem esse comportamento.

Liderar pelo exemplo

Você é considerado(a) pelas outras pessoas como um exemplo a ser seguido? Demonstra coerência entre aquilo que fala e faz? Para liderar com excelência pelo exemplo, um(a) líder deve adotar postura compatível com o papel que assumido, se mantendo consciente de que seus comportamentos e atitudes funcionam como balizadores da cultura. Além disso, devem atuar munindo as pessoas com bons exemplos e contribuindo assim para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e positivos.

Em um mundo em transformação, as lideranças que fazem a diferença saem da posição de comando e controle e caminham para um lugar onde estão mais próximas de cada pessoa liderada, fazendo assim a diferença e obtendo os melhores resultados.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Fevereiro/2024

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores