Dentro do ambiente de trabalho, entendemos que a comunicação é de suma importância. Uma comunicação gera a fluidez do negócio. No entanto, quando ela é utilizada de forma negativa, como correio de conversas para seu benefício próprio, isso causa um transtorno imenso para todos os envolvidos.
“O leva e traz” hoje é responsável por grandes problemas de “comunicação negativa” que as empresas enfrentam internamente.
Há pessoas que querem se dar bem a qualquer preço e, são capazes de criarem o caos para levarem vantagens com esse comportamento inadequado.
São os famosos transportadores de conversas entre setores, colegas e gerências – principalmente, levar “informação” ou “desinformação” até o cliente. Informações essas, que na maioria das vezes são de origens duvidosas. Apenas com finalidade de levantar sua moral com a chefia e, com isso tenta se beneficiar.
Esse tipo de funcionário busca a qualquer preço passar por cima de seus colegas de trabalho ou até denegrir a empresa que o acolheu.
Geralmente são pessoas inseguras e, provavelmente sem foco para o trabalho. Buscam nas histórias irreais argumentos para atingir seus objetivos, mas esquecem que isso mais cedo ou mais tarde será revelado, pois sabemos que a mentira tem pernas curtas e, a verdade infalivelmente aparecerá, resultando em prejuízo para a pessoa que possui essa conduta inadequada no local de trabalho.
Como identificar esse tipo de “profissional” e evitar que se mantenha na empresa
É importante que fiquemos atentos em relação as pessoas que nos cercam no ambiente de trabalho e, que tenham algumas das características abaixo:
- Costuma falar dos outros para você
- Sabe como chegar informação ao chefe, usando outras pessoas a seu benefício
- Quando o chefe está por perto o comportamento se altera
- É do tipo que não aceita errar e que costuma colocar a culpa em terceiros
- Tenta agradar a todos
- Evita posicionar-se adequadamente durante os diálogos
- Denigre a imagem da empresa que a contratou.
O fato de o indivíduo apresentar apenas uma característica não significa que seja um leva e traz. O que deve se atentar é a frequência e intensidade que isso ocorre.
O “leva e traz” faz muito mal tanto para sua mente, seu desempenho, seu futuro profissional como para o seu dia a dia, consequentemente impactando na vida pessoal. O resultado desse comportamento é prejudicial sob todos os aspectos, pois costumam escolher as pessoas de boa-fé para lutar por eles, usando-as para atingir seus objetivos.
Ambientes corporativos tendem a ser um ambiente mais propício a intrigas, mentiras e falta de motivação dos colaboradores. O local de trabalho torna-se pesado e, muitas vezes passa a ser insuportável com relatos pobres e irreais completamente divergentes da missão, visão e valores da empresa.
Caso identifiquem em sua equipe condutas inadequadas como o famoso “leva e traz” o ideal é cortar o mal pela raiz, não se contaminando e tendo clareza dos objetivos da empresa, preservando o ambiente de trabalho com ética e responsabilidade.
Situação muito mais comum do que se imagina é a do leva e traz. Mas o que é leva e traz? É o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo “ajudar” os colegas de trabalho para se beneficiar.
Fique atento com esse colega pois, geralmente, ele está sempre disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e, sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa.
Tais atos caracterizaram ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem, prevista na alínea “k, conforme art. 482 da Consolidação das Leis de Trabalho.
Finalizamos com a seguinte frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”.
ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Agosto/2024