Design sem nome - 2024-09-02T120843.511

O que é análise de risco na segurança privada?

A análise de risco na segurança privada é um estudo detalhado de pontos de vulnerabilidades e ameaças à segurança do local que podem fragilizar e causar danos e prejuízos ao patrimônio.

O objetivo deste tipo de análise de risco é mapear e corrigir os pontos mais suscetíveis que possam comprometer a segurança do lugar.

Vale destacar é que o trabalho da gestão de risco feito pela segurança privada contempla não apenas a proteção patrimonial contra as ameaças, mas quaisquer outras probabilidades de riscos, como acidentes e perdas.

Os métodos variam um pouco de uma empresa para outra, mas como padrão é realizado um levantamento de dados pertinentes à rotina do local, entrevistas com os responsáveis pela segurança, síndicos, porteiros, proprietários, equipe de higienização entre outros que tenham interesse direto na realização da análise ou participem do dia a dia do objeto de análise.

Os profissionais planejam, operam e controlam o gerenciamento da segurança privada e patrimonial fundamentados em estudos que indicam oportunidades de intervenção em aspectos que possam colocar em risco pessoas e organizações envolvidas. As responsabilidades no exercício das atribuições exigem equilíbrio emocional, autocontrole, visão sistêmica,  capacidade de comando de pessoas e meios, além de densos conhecimentos de estratégias e respectivas tecnologias.

Gostaríamos de demonstrar a importância dessa atividade dentro de uma companhia.

Qual é a importância da análise de risco na segurança patrimonial privada e os seus principais benefícios.

De maneira bem objetiva, podemos dizer que a importância da análise de risco na segurança patrimonial está em garantir a integridade do patrimônio físico, funcionários, visitantes e outros usuários do local, pois a sua função é antever potenciais riscos e ameaças.

Os benefícios da análise de risco na segurança patrimonial

  1. Identificação de ameaças e riscos externas e internas;
  2. Correção de áreas com exposição e vulnerabilidade;
  3. Fortalecimento de barreiras físicas de segurança;
  4. Prevenção contra acidentes;
  5. Sistemas de segurança patrimonial;
  6. Ambiente de trabalho mais seguro para todos os usuários;
  7. Mais estabilidade nas operações da empresa;
  8. Redução de perdas patrimoniais e prejuízos.


Perceba que a análise de risco na segurança patrimonial é um processo indispensável para a proteção do local que, de maneira personalizada, utiliza a prevenção e o planejamento para corrigir deficiências estruturais e garantir segurança e tranquilidade.

A portaria na análise de risco na segurança patrimonial

Para dimensionar melhor o cenário de uma análise de risco vejamos o que de mais grave pode acontecer na segurança patrimonial.

Protocolos e procedimentos equivocados, falta de planejamento, falta de treinamento da equipe, elevam o risco da segurança. 

Assim, citaremos a portaria, não importa se falamos de um condomínio, empresa, escola ou outro segmento. Essa é a principal “porta de entrada”.

Independente de aviso prévio, o papel da portaria na entrada é o de conferir os documentos do visitante, fornecedor ou outro, solicitar a autorização de entrada ao responsável, ou seja, quem receberá o visitante, fazer o cadastro e liberar o acesso, restrito ao destino.

Não é incomum que alguns empreendedores busquem por recursos de segurança patrimonial tais como câmeras de monitoramento, alarmes e cercas eletrificadas após terem sido expostos a roubos e furtos.

No entanto, é preciso ter em mente que embora soluções como essas ofereçam resultados, é mandatório conhecer os fatores que causaram tal vulnerabilidade, o que só é possível a partir de uma análise de risco na segurança patrimonial.

Isso porque, a gestão de risco atua no sentido de mitigar possibilidades e consequências de ocorrências danosas ao negócio, com uma abordagem pragmática. Na Alpha Secure contamos com uma equipe especializada e, treinamentos contínuos visando oferecer os melhores resultados para nossos clientes.

Como fazer uma análise de risco na segurança patrimonial?

O processo de análise de risco na segurança patrimonial é um dos mais importantes pilares da gestão de risco e é executado com base no levantamento, identificação dos riscos e na análise de cada risco.

Na identificação dos riscos é feito um levantamento de todo o cenário interno e externo e dos ativos que precisam ser protegidos.

Já na análise dos riscos são diagnosticadas as causas, possíveis consequências e a classificação dos riscos, para com base nisso estruturar todo o plano de ação e de contingências.

A gestão de riscos tem alguns métodos para a execução da análise de risco na segurança patrimonial, mas de maneira geral esse processo se divide nas seguintes etapas:

  1. Levantamento do índice de criminalidade na região;
  2. Mapeamento do fluxo de pessoas no local;
  3. Descrição da rotina e horários;
  4. Levantamento dos ativos prioritários;
  5. Mapeamento das estruturas físicas e perímetros;
  6. Avaliação das condições físicas do local;
  7. Reconhecimento dos riscos iminentes;
  8. Avaliação e classificação dos riscos;
  9. Definição de estratégias e planos de ação e correção;
  10. Cronograma e checklist de implantação;
  11. Desenvolvimento e monitoramento do plano.


A análise de risco é um trabalho informativo, que deve ser respaldado pela alta direção. Uma análise de risco bem fundamentada, planejada e com metodologia validada em outras situações, tem um fator de inibição de ações de terceiros muito grande e consequente diminuição do risco em altos percentuais.

Nossa empresa tem o know how para atender os clientes que querem melhorar a performance de sua segurança patrimonial. Faça contato que podemos explicar melhor o passo a passo para ajudá-los.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Agosto/2024

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores