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Trabalhando em Equipe

Em nosso seguimento, precisamos de equipe. O conceito diz que o conjunto de ações realizadas pelo grupo, com perfeição proporciona ao time – atingir os objetivos.

Não é segredo para ninguém que o trabalho em equipe está presente na nossa vida muito além das relações profissionais. 

Da mesma forma, uma organização só será capaz de produzir bons resultados a partir do momento que contar com um time engajado. Nesse sentido, o trabalho em equipe se mostra um forte aliado para gerar relações interpessoais entre os colaboradores.

Mas não basta apenas esperar que sua equipe tome a iniciativa de construir uma relação de amizade e companheirismo no desenvolvimento de um projeto. Muitas vezes, é preciso promover uma cultura organizacional em toda a empresa que valorize o trabalho conjunto. 

“Promover um bom relacionamento entre as equipes é um benefício para os funcionários envolvidos, mas uma forma de investir no desenvolvimento da empresa.”

Desafios do trabalho em equipe

Como você viu, os benefícios do trabalho em equipe são vários. Mas ainda assim é normal que ele gere algumas dificuldades para os colaboradores envolvidos. 

Ainda mais porque estamos falando de uma dinâmica que envolve pessoas com pensamentos, vivências e opiniões divergentes. Ou seja, conflitos podem ocorrer, mas cabe à equipe saber como lidar com elas sem desviar o foco do objetivo em comum.  

Entendemos que para o sucesso da empresa e evolução dos funcionários e importante aprimorarmos a relação nos seguintes pontos:

  • Engajamento da equipe

No primeiro momento pode ser até mesmo fácil animar a equipe para iniciar um novo passo ou projeto. Entretanto surgem as adversidades e com elas os problemas crescem, as pessoas podem entrar no “modo desânimo”. 

E uma pessoa desanimada, pode contaminar toda a equipe. 

  • Como lidar com a falta de comprometimento

Quando falamos em trabalho em equipe, é primordial que cada pessoa tenha responsabilidade sobre suas tarefas. Afinal, cada uma delas é uma peça importante na engrenagem.

Mas não podemos excluir a possibilidade de um membro da equipe faltar com comprometimento, deixando de lado seus deveres. Em um trabalho conjunto, esse talvez seja o maior problema a ser enfrentado. 

  • Comunicação eficiente em grandes equipes é primordial.

Para o projeto ser bem-sucedido, é indispensável que haja uma comunicação clara e bem definida entre todos os membros da equipe. Apesar disso, pode ser complicado garantir que todas as mensagens sejam recebidas da mesma forma em times muito grandes. 

Às vezes, uma informação mal interpretada pode mudar completamente o rumo de um processo, gerando retrabalhos e atrasos. 

  • Driblar o orgulho e diferenças

Pode ser complicado em um trabalho em equipe, lidar com alguém que não renuncia a suas ideias. Isso porque uma das habilidades primordiais em uma equipe conjunta é a flexibilidade para aceitar o diferente e saber somar as habilidades diversas.  

  • Autoconfiança e Confiança coletiva:

Confiar em si mesmo é algo fundamental, pois essa habilidade o capacita a buscar formas mais arrojadas de executar tarefas e dialogar com a equipe. No entanto, o excesso de autoconfiança pode comprometer os demais, assim como a falta de confiança no seu time.

Dicas para aperfeiçoar o trabalho em equipe

Se você ocupa uma posição de liderança, é indispensável saber como aperfeiçoar o trabalho em equipe e envolver os colaboradores. Afinal, é pelo exemplo que as pessoas mais aprendem e se engajam. 

Nosso objetivo aqui é mostrar possíveis problemas e o líder deve pensar em antecipar as ocorrências futuras, criar uma estratégia, além de manter a calma no momento que for resolvê-los. 

Para te dar uma ajuda extra, separamos uma lista com várias dicas de como fazer o trabalho em equipe fluir da melhor maneira possível, trazendo todos os benefícios para a empresa. 

  • Incentive o diálogo
  • Separe as tarefas com base nas habilidades de cada colaborador
  • Celebre cada conquista 
  • Acompanhe os indicadores de cada membro da equipe 
  • Determine um sistema de metas x recompensas;
  • Esteja presente e seja acessível 
  • Comunique de forma clara e assertiva 
  • Gerencie as crises com calma e profissionalismo
  • Incentive pelo exemplo e seja você o seu melhor funcionário 

“O talento vence jogos, mas uma equipe ganha campeonatos.” (Michel Jordan).

Concluindo:

Ao liderar uma equipe que tem um importante trabalho a ser feito, precisamos trazer o time para o propósito e com eles direcionar as melhores práticas, para nunca termos que voltar a traz nas ações tomadas. Remando todos para o mesmo objetivo estaremos prontos para atingir o sucesso coletivo e empresarial.

Esse compromisso trazemos para a ALPHA SECURE em buscar os melhores para atingir as melhores marcas, assim atendendo nossos clientes.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Abril/2024

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