Central de Monitoramento conheça a fundo.

A Central de Monitoramento é uma estrutura montada e projetada para gerenciar e monitorar locais, edificações, empresas, lojas, comercio, áreas diversas e qualquer ambiente simples ou composto através de dispositivos fixos, ou móveis dentro desses espaços.

Uma Central de monitoramento não age sozinha, para realizar todo esse trabalho são necessários vários componentes que vão desde o fator humano (pessoas) dentro da própria Central como mini equipamentos alocados em diversos locais para devolver a informação e a partir de aí a Central passar a monitorar, visualizar, intervir quando adequado, orientar os seus clientes e emitir os relatórios necessários aos seus usuários.

Situações Críticas de uma Central de Monitoramento

Muitos usuários hoje buscam os serviços de uma Central de Monitoramento, mas esquecem às vezes de ir visitá-la ou avaliá-la antes de comprar esses serviços. Essa avaliação é um fator extremamente necessário e importante para a aprovar a prestação de um serviço de qualidade e além de tudo seguro.

E ainda mais no que tange a segurança, quando se exige um serviço profissional, o risco de algum atendimento não ser realizado por falha de tecnológica incorreta ou de algum produto pode ocasionar, ou agravar situações críticas relacionadas a pessoas (vida humana) ou a perda de produtos.

Componentes de uma Central de Monitoramento Profissional

A verdadeira composição de uma Central de Monitoramento Profissional não é um amontoado de monitores dispostos numa sala pequena ou grande composta de muitas pessoas. Para ela ser aceita como realmente uma estrutura de monitoria qualificada é preciso conter:

  • Ambiente fechado, com isolação acústica, térmica e climatização adequada
  • Operadores dispostos em escala conforme a legislação vigente, trabalhando de forma ininterrupta durante 24 horas
  • Ambiente gravado obedecendo as normas vigentes para essa área
  • Moveis adequados com mesas e cadeiras com ergonomia atendendo as normativas técnicas para essa função.
  • Monitores acima de 40 polegadas com tecnologia de utilização profissionais do tipo Vídeo Wall e não TVs convencionais
  • Nobreak com banco de baterias – 8 horas de backup e Gerador de Energia para a garantia de uma operação continua e ininterrupta.
  • Servidores de armazenamento e gravação de ocorrências compostos por Softwares do tipo VMS – Video Management System (Sistema de Gerenciamento por Vídeo) ou PSIM Physical Security Information Management – (Gerenciamento de informações de segurança física)
  • Softwares de monitoramento de Alarme com inteligência embarcada
  •  Links dedicados de internet com SLA mínimo de 4 horas, além de pelo menos mais dois links redundantes para atender quedas inesperadas.
  •  Suporte técnico de TI operando 24h para avaliando distúrbios e manutenção da rede existente
  •  Segurança digital composta por Servidores de Firewall
  •  Atendimento com VMP criptografada para em todos os clientes e ainda suportar e atender as normas descritas na nova Lei Geral de Proteção de dados – LGPD.

Além de tudo isso a Central deve operar com sistemas compostos por softwares contendo IA (inteligência Artificial) e com softwares integrados por Vídeos Analíticos o que ajuda muito no gerenciamento e reduz a quantidade de pessoas na operação minimizando erros e mitigando riscos.

Atuar com todas as especificações mínimas acima descritas uma Central de Monitoramento Profissional tem que ser ou estar atrelada também a uma empresa de Segurança Patrimonial, pois além dos serviços de Monitoramento, Gestão e a Administração de estruturas ela deve poder também oferecer os Serviços de Pronta Resposta (atendimento em loco das ocorrências) e de Preservação a locais violados tudo isso numa operação 24 horas por dia ininterruptamente.

E todo esse trabalho deve possuir profissionais qualificados e com habilidades especificas, afinal de contas esse profissional vai operar e Gerenciar Riscos. Sendo assim, todos esses colaboradores devem passar por um criterioso processo de Recrutamento e Seleção, treinamento intensivo e periódico.

Avalie e escolha muito bem quando tiver que comprar os serviços de uma Central de Monitoramento. Certifique-se de que a mesma possua os requisitos mínimos descritos acima para que você tenha uma operação de qualidade e excelência.

Optar por uma empresa capacitada e profissional pode ser a solução ideal, quer saber mais?

Fale conosco!

Especialista Antônio Marcos, Grupo Alpha Secure.

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores