Em um ambiente corporativo ou mesmo num posto de serviço em que a empresa esteja representada por um funcionário, todos precisam entender que estão ligados numa competição de mercado em relação às demais empresas. Por isso, devemos ser pragmáticos e olhar constantemente para os pilares e orientações que fazem toda a diferença no dia a dia.
- Seja pontual
Quando marcamos um compromisso, não importa qual seja ele, nunca falhe. Mesmo que seja uma consulta médica ou um encontro com amigos, devemos sempre levar em conta que a pessoa reservou uma parte de seu dia para você. Essa postura, mostra respeito e fortalece os relacionamentos, deixando uma impressão positiva de sua pessoa e consequentemente da empresa que representa.
Caso ocorra algum problema de força maior e realmente você perceba que não conseguirá comparecer ou irá se atrasar, avise com a maior antecedência possível para que as pessoas possam se programar. Valorizando o tempo alheio você mostra ao outro que se importa e respeita o seu tempo.
- Cumprir com sua palavra
Nunca, em nenhum momento, você deve falhar com suas promessas. Respeite prazos e compromissos estabelecidos pois assumir as responsabilidades pelas suas palavras, fortalece sua credibilidade e a confiança dos outros em você.
- Trate as pessoas com educação
A educação é uma virtude poderosa, assim pratique a gentileza em suas interações, trate as pessoas com cortesia e respeito. Isso valorizará a sua imagem juntos aos colegas e clientes.
- Reconheça o esforço alheio
Todos gostam de ter suas atitudes reconhecidas. Portanto, mostre ao outro que o esforço dele valeu a pena. A reorientação com intuito de melhorar é bem-vindo, porém, ser valorizado faz com que o outro se empenhe e cresça cada vez mais, além dessa ação criar uma atmosfera de gratidão e solidariedade.
- Agradeça quem te ajudou
Um gesto simples e banal, não é mesmo? Mas acredite, ao agradecer você estimula atitudes positivas, criando um ciclo de generosidade e apoio mútuo.
E não é preciso esperar ocasiões ou eventos especiais. Pratique a gratidão diariamente ao valorizar ações cotidianas.
- Peça licença e por favor
Parece aquelas regrinhas que seus pais te ensinaram, não é mesmo? Mas pedir “licença” e “por favor” demonstra respeito ao outro.
- Seja ético:
Não importa qual seja o ambiente – em casa, no trabalho ou na sociedade devemos sempre ter uma postura correta, respeitando as regras e cumprindo nossos deveres. Desta maneira teremos a contrapartida dos nossos direitos, além do bem-estar individual e coletivo.
- Fale a verdade
Nem sempre falar a verdade é a atitude mais fácil de ser tomada, porém, ela é sem dúvidas a decisão mais assertada para a construção de um ambiente de trabalho saudável.
- Dê satisfação a quem é de direito
Retorne, mesmo com que seja uma resposta negativa, mas não deixe de dar o feedback. Isso mostrará que você é honesto e tem princípios. Seja sempre correto e coerente e forneça as devolutivas a quem couber – seja quem trabalha com você, um colega, seu gestor ou o cliente. Ser transparente faz de você uma pessoa confiável e apta a crescer na empresa;
São atitudes muito simples que podem fazer de você uma pessoa melhor. Além disso, são ações muito valorizadas pelas empresas em seus colaboradores.
Grupo Alpha Secure, evoluindo pessoas.