Certamente, não houve segmento que não foi afetado pela pandemia de escala global que enfrentamos, desde o final de 2019. Na prestação de serviços terceirizados não é diferente. Inúmeros foram os obstáculos que precisaram e ainda precisam ser transpostos com a nova realidade.
E para compartilhar um pouquinho desses desafios e das providências que tomamos para superá-los é que criamos esse conteúdo.
A importância do serviço terceirizado na pandemia:
“Se puder, fique em casa” – Essa foi a principal recomendação feita pelos órgãos competentes para enfrentamento da pandemia e foi também o primeiro grande desafio que enfrentamos.
Pois mesmo com a pandemia nossas atividades são essenciais. Afinal, não era possível conviver sem serviços básicos que são exatamente o que nossas soluções oferecem. As portarias dos condomínios e empresas, as equipes de segurança e os profissionais que zelam pela limpeza e conservação dos patrimônios, por exemplo, não poderiam parar.
Todos os nossos serviços são fundamentais para o pleno funcionamento das operações por nós atendidas. E esse obstáculo com toda certeza demandou um esforço conjunto entre a Alpha Secure, nossos colaboradores e clientes, a fim de manter ativos os serviços, muitas vezes complexos, sem que a qualidade do atendimento prestado fosse afetada.
Mas com resiliência, tecnologia, tomadas rápidas de decisão e, é claro, uma equipe excepcional, que veste a camisa e entrega o melhor todos os dias em suas funções, fomos capazes de manter a satisfação de nossos clientes, dando todo apoio necessário durante esse período de crise.
Nossa principal preocupação: a saúde de nossos colaboradores.
Além dos desafios operacionais, mantivemos uma preocupação ainda maior: como manter os serviços em operação e garantir a saúde de nossos colaboradores?
Para tanto, focamos na comunicação e nos treinamentos constantes sobre como atuar da forma mais segura. Flexibilizamos o trabalho das equipes que contavam com essa opção, ajustamos escalas quando possível, adaptamos nossas atividades de fiscalização e ampliamos o uso da tecnologia como apoio. Adotamos atenção diferenciada a nossas frotas, integramos novos epi’s a rotina e demos atenção a questões como compartilhamento de instrumentos.
Realizamos também um trabalho de desinfecção e sanitização dos postos de trabalho em que atuamos, tudo sempre visando a saúde de nossos colaboradores e consequentemente a de nossos clientes.
Também mudamos a forma de realizar nossa seleção e treinamento de funcionários. A seleção agora é realizada por agendamento e permite que o colaborador realize boa parte do processo de recrutamento e admissional de forma virtual, privilegiando o distanciamento e reduzindo os deslocamentos. Os treinamentos e reuniões, sempre que possível, também passaram a ser online, levando sempre em consideração a necessidade de cada equipe e cada cliente.
Investimento em tecnologia e serviços que auxiliam no enfrentamento da pandemia.
Desde o início da pandemia, temos pensado novos recursos em inteligência, equipamentos e prestação de serviços para auxiliar nossos clientes no enfrentamento da crise gerada pelo avanço do vírus.
Levamos para nossos clientes o serviço de desinfecção e sanitização de ambientes, realizados com produtos bactericidas eficientes contra o Covid-19. No serviço de sanitização, uma equipe de profissionais qualificados e constantemente treinados é enviada para o local onde será realizado o processo. Uma vistoria prévia é realizada para identificar as necessidades especificas do local. Para garantir a eficácia do processo, são utilizados materiais, produtos e aplicadores profissionais adequados para essa finalidade, bem como uniformes e EPI’s que garantem a segurança de nossos profissionais e do ambiente.
Além disso, focamos nossos esforços em oferecer tecnologias que se adaptem às novas realidades e necessidades, como os sistemas de monitoramento com câmeras termográficas e sistemas de controle de acesso que identificam a utilização de máscaras e temperatura antes de liberar o acesso.
Essas foram apenas algumas das inúmeras medidas que implementamos para auxiliar nossos clientes.
Nos reinventamos e adaptamos.
De fato, tem sido desafiador conduzir o trabalho de terceirização de serviços durante a pandemia.
Mas, permanecemos firmes e prestando um serviço de excelência. Sem dúvidas, graças a nossa equipe extraordinária e a uma estrutura sólida.
Nosso equilíbrio financeiro manteve a estabilidade das nossas operações dando impulso extra para nos ajustarmos ao novo normal
Nossa experiência também fez toda diferença na hora de tomar decisões mais assertivas, mas a capacidade de reagir rapidamente às mudanças foi também essencial.
Em poucos meses, diversas leis, regras e normas foram criadas e alteraram completamente a rotina das empresas. Saber se adequar e utilizar cada um dos recursos disponíveis a favor dos nossos parceiros é resultado de uma empresa consolidada.
E mais do que nunca, estar próximo aos clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades foi nosso diferencial.
E por tudo isso, parabenizamos mais uma vez nossos colaboradores, que entregam todos os dias seu melhor, mesmo num cenário tão complicado nos permitindo inovar, adaptar e desenvolver estratégias de sucesso.
Esperamos que a pandemia chegue ao fim o mais breve possível, até lá, nos manteremos focados em atender nossos clientes com o melhor serviço e em cuidar da preservação da saúde de nossos colaboradores e parceiros.
Como está a prestação de serviços no seu empreendimento durante a pandemia? Precisando de ajuda? Conte conosco!