Design sem nome (39)

Armas não letais que o nosso seguimento pode utilizar, entenda.

O momento é propício para discussão, e o assunto segurança ou insegurança faz parte do nosso dia a dia.

O mercado de segurança privada garante a utilização de armamento leve para defesa e proteção do vigilante, mas queremos mostrar que existe a possibilidade de utilização de armas não letais, podendo ser uma opção na contratação do serviço.

Há uma Lei no. 13.060 de 2014 que regula essa utilização por vigilantes, desde que com curso complementar de formação a utilização de armas não letais.

CONCEITO:

São equipamentos de proteção e defesa para conter o agressor, imobilizando-o, sem colocar a sua vida em risco. Esse conceito pode gerar discussões, pois embora não letais, por ser uma arma de choque elétrico, pode causar uma parada cardíaca no agressor.

Existe uma grande discussão da tendência de utilização junto as polícias locais, para minimizar morte de pessoas, porém no Brasil, os altos índices de violência pelo crime organizado, torna muito difícil e cria resistência para que essa implementação e mudança ocorra nos próximos anos.

De fato, esses equipamentos poderiam ser utilizados em escolas, shopping centers, metro e estação de ônibus, onde o fluxo de pessoas é grande, mas, acaba sendo mais um ponto crítico que trazem à tona a polêmica do armamento. Importante é que os armamentos não-letais são dispositivos capazes de imobilizar um indivíduo de forma violenta e eficaz. Mesmo chamadas de não-letais, estas armas podem causar sérios danos e até levar a morte, quando usadas de forma excessiva ou quando aplicada em pessoas com problemas de saúde.

QUAIS ARMAS NÃO-LETAIS PODEM SER USADAS POR VIGILANTES:

BALA DE BORRACHA

A bala de borracha é quase igual uma bala normal, mas com a ponta de borracha ao invés de metal. Os tiros devem ser dados na direção das pernas, já que se atingirem alguns pontos como a garganta podem ser fatais, assim como nos olhos que também são críticos, inclusive dependendo da pressão podem quebrar ossos.

GÁS LACRIMOGÊNEO

Tem a aparência de uma granada, e pode ser lançado com a mão ou com uma arma lançadora. Quando estoura, libera o gás que provoca lágrimas. A sensação é parecida com a que sentimos cortando cebola, em maior intensidade. Inspirado em grande quantidade, põem causar morte.

SPRAY DE PIMENTA

É um gás chamado Oleoresina Capsicum, derivado de um gênero de pimentas de onde é extraída a capsaicina. Essa substância causa grande irritação nos olhos e nas vias respiratórias, podendo causar sufocamento, na pele é muito comum causar alergia. 

PORRETES, CASSETETES E TONFA

Utilizado  como defesa pessoal, este tipo de equipamento pode causar ferimentos leves como hematomas e desmaios temporários, porém, também pode levar a problemas de maior gravidade como fratura de ossos, hemorragias e se utilizado de maneira abusiva pode causar o rompimento de órgãos e traumatismo craniano.

BASTÃO DE CHOQUE, ARMAS DE CHOQUE – TASER

É um pequeno aparelho que emite descargas de até 50 mil volts. De baixa amperagem, o bastão de choque paralisa o agressor quando é tocado. 

O taser parece uma pistola comum, mas que lança dois dardos que penetram 2,5 cm na pele. Eles ficam conectados à pistola por fios metálicos, e transmitem descargas elétricas de até 50 mil volts. O taser ou bastão podem causar arritmia e morte aos cardíacos.

Temos que ter em mente que as armas não letais são para defesa, e é importante ser utilizado por seguranças com curso de formação e treinamento para utilização dentro da segurança patrimonial. Cabe ao usuário no contato entender o motivo de sua utilização e a viabilidade do projeto.

Quer saber mais, fale com os nossos consultores que temos a solução de melhoria a sua operação.

ALPHA SECURE, evoluindo pessoas.
Novembro/2023

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores