março sem fundo

Bandidos alugam apartamentos e fazem arrastão…

Notícias como essas abaixo vem se tornando constantes nas mídias e por isso queremos discutir um pouco o assunto para chamar a atenção de gestores e administradores prediais.

As manchetes:

“Ladrões alugam imóveis para roubar vizinhos”

“Quadrilha aluga apartamento e faz arrastão em prédio de luxo”.

Constantemente temos assistido reportagens sobre a nova modalidade de assaltos que tem crescido com as locações virtuais, feitas por imobiliárias especializadas utilizando aplicativos. Se por um lado a tecnologia na área imobiliária se aprimorou facilitando a vida de locadores e locatários, os ladrões não ficaram para trás e tem utilizado essa ferramenta, aliada a falsificação de documentos que junto, deixa-os mais “seguros” para se apresentarem como candidatos à inquilinos, com o benefício de não ter que se apresentar pessoalmente no ato da locação. Pelo meio virtual não se vê o rosto do candidato, não há conferência se ele é realmente quem está na carteira de identidade, facilitando a fraude.

A surpresa vem quando tudo dá errado e o resultado, sempre após um assalto, prejudica a todos, inclusive dificultando com que as investigações sejam apuradas, pois não se trata somente de um roubo ou furto, e sim de um crime que começou no ambiente da internet e atingiu o lugar onde você mora. O investigador da polícia não terá com quem conversar, com quem organizou a locação e buscar detalhes sobre o falso inquilino. Por isso, a locação por meio virtual tem sido a preferida por esses golpistas. 

A criatividade dos assaltantes não tem limites e para burlar a segurança eles têm alugado apartamentos para acessarem o condomínio e após estudarem os costumes, rotinas e horários dos vizinhos arrombam os apartamentos e levam tudo que podem, saindo tranquilamente pela garagem. Por ser um vizinho, há casos que os assaltos demoram a ser descobertos, pelo fato de os moradores estarem de férias, pois tem ladrão que tem os equipamentos de chaveiro e assim entram no apartamento sem danificar a porta, com muita tranquilidade, saindo do local com seus veículos… tudo muito fácil. 

O cenário atual chama a atenção pelo crescimento de casos, antes, víamos pequenos furtos em condomínios de poucas unidades, agora estão ocorrendo em unidades maiores ou prédios antigos ou familiares e de padrão, uma vez que a segurança pode ser eficiente no controle de acesso, mas a opção do proprietário em aderir locações por temporada ou por imobiliárias virtuais, pode estar deixando o caminho livre.

Bastante preocupante, pois os sites especializados e Apps propõem uma facilidade para a locação desse modelo, os inquilinos e proprietários já se decidiram por utilizá-lo na locação do imóvel por ser uma ferramenta que tem grande tendência de aumento de operação. As incorporadoras estão investindo nos imóveis de poucas metragens, modelo chamado de “studio”, logo, dá para imaginar como será a gestão dessas entregas e seus inquilinos.  

Temos certeza de que as locações por meio virtual aumentam o risco da segurança do condomínio, e com isso temos que nos preparar. É necessário que Síndicos e Condôminos debrucem para avaliar regras que considerem meios de avaliação antes de permitirem a entrada.

Cada vez mais o modelo de locação tradicional deixará de ser atrativo, por isso é oportuno usarmos esse espaço para discutir e sugerir algumas ações que podem melhorar ou minimizar a insegurança com as locações via app ou sites especializados.

  1. Discutir em assembleia de condomínio o assunto, para criar procedimentos para as novas locações;
  2. Propor que o Síndico ou gestor predial validem a locação fixa ou temporária, com procedimentos pré-definidos pelos condôminos. Se necessário, que criem estrutura ou que busquem assessoria para essa avaliação;
  3. Divulgar algumas empresas de corretagem ou corretores de confiança para realizar o serviço de locação, já que o proprietário precisa da locação;
  4. Consultar ou exigir do proprietário pesquisas de avaliação financeiras ou criminais de quem está alugando o imóvel;
  5. Acompanhar a rotina das locações sem invadir a privacidade do inquilino, e consequentemente o proprietário perder na locação;
  6. Manter atualizado o cadastro dos proprietários para consulta nua eventualidade;

Também, é imprescindível que as empresas de locação assumam a responsabilidade de aumentar os critérios e exigências para dar mais tranquilidade aos proprietários dos imóveis e aos Condomínios.

Nosso objetivo, como especialistas em segurança, é mantê-lo atento a essas mudanças que impactam diretamente seu dia a dia.

Esperamos ter ajudado você em mais um conteúdo.

Equipe Alpha Secure

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores