Na estrutura organizacional de uma empresa, os papéis e responsabilidades de diferentes cargos podem variar consideravelmente. Dois cargos frequentemente encontrados nas operações das empresas são o Inspetor de Operação e o Supervisor Operacional. Embora esses títulos possam parecer semelhantes, eles desempenham funções distintas e têm papéis cruciais para garantir a eficiência e o bom funcionamento das operações.
Neste artigo, exploremos as diferenças entre as funções de operação do SUPERVISOR e do INSPETOR, destacando as responsabilidades e as habilidades necessárias para cada posição.
Supervisão Operacional:
Responsável pelo processo de supervisionar uma equipe ou subordinados, a supervisão é feita para controlar, gerenciar e dirigir um projeto, departamento ou evento.
A responsabilidade de um supervisor é verificar se sua equipe está trabalhando corretamente no projeto. Ele tem o direito e obrigação de dar ordens, instruções e opiniões à sua equipe para garantir que o serviço seja executado como combinado, com cuidado e eficácia.
O supervisor é uma pessoa presente durante a prestação de serviço, e seu conhecimento é aplicado de forma contínua. Com ele fisicamente presente, os funcionários não estão autorizados a tomar ações fora do estabelecido no procedimento padrão do serviço. Sua presença pode ser física no local ou remota (online).
Um supervisor é aquele que deve assumir toda a responsabilidade pelo projeto, quer algo dê certo ou errado, e o crédito ou crítica é atribuído ao supervisor.
A supervisão geralmente ocorre em postos fixos dentro das operações do cliente, e ele pode alterar procedimentos dando ordens à equipe.
Inspetor de Operações:
O trabalho de inspeção é feito por uma pessoa externa ao projeto, para verificar os resultados acordados no contrato, sem comprometer a qualidade. Na inspeção, controla-se o processo ou a qualidade do serviço e desempenho da equipe, com o objetivo de garantir que as regras e regulamentos sejam seguidos.
Além disso, a inspeção é feita para verificar se há alguma falha ou desajustes na operação. O principal objetivo é conferir a eficiência e a qualidade da prestação de serviço, desta forma atendendo o contrato. Não menos importante e atender às demandas dos funcionários (do posto) que atendem o cliente final, e propor melhorias caso necessário.
A inspeção não é realizada continuamente. É feita de vez em quando, mas não podemos inspecionar o local somente quando há uma reclamação do cliente contra o trabalhador, ou contra a gestão da empresa de serviços.
Uma inspeção pode ser feita sem aviso prévio ou anunciada. É importante que ela ocorra com regularidade e que o motivo da visita esteja bem definido, para que não seja um trabalho sem objetivo, tanto para o Inspetor quanto para o inspecionado.
Sugerimos um checklist para gerar uma pontuação de desempenho ao trabalhador.
O objetivo da inspeção deve ser claro, pois trata-se de uma vistoria feita para avaliar o serviço prestado, e isso deve ter uma medição ou relatório de inspeção.
Um inspetor não deve dar ordens, e sim deve recomendar, dar opiniões para melhorar os padrões do projeto.
Resumindo os objetivos:
Um Supervisor verifica se sua equipe está trabalhando corretamente.
Um Inspetor controla se os procedimentos e regras pré-estabelecidas estão sendo seguidos.
Se você deseja saber mais, entre em contato com nossa equipe, pois estamos aqui para melhorar sua rotina de trabalho.
ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Grupo Alpha Secure – Julho/2023