março sem fundo

Condomínio inteligente, saiba mais e se prepare.

Sabemos que a tecnologia vem avançando cada vez mais, sendo incluída no nosso dia a dia e no condomínio não é diferente. Uma das tendências para o momento atual e os próximos anos a é transformar o condomínio em inteligente, mas você sabe o que são eles?

O conceito

O Condomínio 5.0 ou o Condomínio Inteligente surge como uma forma de nomear os empreendimentos que voltam seu foco para soluções tecnológicas, investindo cada vez mais em soluções que facilitam a rotina dos condôminos, seja nas áreas comuns ou individuais, trazendo praticidade e tornando a gestão cada vez mais eficiente.

Algumas principais ações podem definir o condomínio inteligente, como, por exemplo:

  • Gestão eletrônica;
  • App para Condomínio e Condôminos;
  • Portaria remota, Portaria híbrida e Portaria autônoma;
  • Biometria e reconhecimento facial para identificação;
  • Armários inteligentes.

Gestão eletrônica

A quantidade exorbitante de documentos que o síndico tem de lidar para cuidar da gestão do condomínio, fez com que os gestores se reinventassem, sendo assim a pandemia trouxe uma melhoria por conta da falta de contato. A gestão eletrônica de documentos chega como uma solução necessária. Permitindo armazenar, recuperar, controlar e compartilhar com total segurança e de forma eficiente as informações necessárias com a administradora.

Outra alteração importante que já é uma realidade são as assembleias online, que vieram para ficar nos condomínios inteligentes.

Esses softwares proporcionam economia, otimização e melhor produtividade nos processos.

App para o condomínio e condômino

Solução criada para melhoria dos registros antes da pandemia, foi melhorada para atender o condomínio inteligente, onde substitui o porteiro e sua antiga planilha nos controles e agendamentos, sendo assim uma ferramenta adicional para a segurança. Essa ferramenta, nos permite sempre estar atualizado o cadastro de moradores, pois são por eles são inseridas as informações, além de agendar utilização de salão de festas ou academia, ser informados da chegada das encomendas, informar da chegada de visitantes ou prestadores de serviços, liberando acessos e controlando a rotina de quem entra e sai do prédio. O síndico ou gestor pode emitir comunicados e informações de eventuais manutenções ou interrupção de serviço, tipo água e luz.

Portaria Remota e Autônoma

Com o sistema funcionando por uma central remota conectada à guarita, não há mais a necessidade do porteiro no local. O profissional se encontra em outro local seguro, por onde é possível acompanhar por câmeras e interfone o fluxo de entrada e saída.

Uma das vantagens desse movimento e impedir que criminosos rendam o porteiro para receber acesso ao condomínio.

Já o sistema autônomo, proporciona ao morador o acesso às imagens e a liberação de entrada, proporcionando benefícios semelhantes aos acima citados, além de ter registrado os controles de eventos.

Biometria e Reconhecimento facial para identificação

Tendência vinda para atender os Condomínios e Clubes, onde o fluxo de moradores e visitantes é muito grande, em que as portarias tem dificuldades de conhecer todos, além das locações de curta temporada. Cada vez mais se faz necessário o controle de acesso inteligente, assim foi-se incluindo inicialmente as biometrias e hoje estão sendo trocadas pelo reconhecimento facial ou até biometria vascular. Essa ferramenta permite mais controle e agilidade de acesso aos moradores que a cada dia são menos conhecidos pelos gestores prediais.

Para o controle de visitantes e fornecedores vem se popularizando o QRCODE, que pode ser uma maneira de liberação de acesso pelo morador, porém tem que ser bem implantada, pois pode dar as chaves do prédio aos criminosos, geralmente o sistema tem um período de validade e assim limita o acesso, garantindo a melhor segurança.

Armários inteligentes

O crescente número de entregas de encomendas e delivery, fez aparecer no mercado os armários inteligentes que são instalados geralmente em áreas internas, mas sem acesso ao segundo portão de acesso dos moradores.

O morador recebe sua encomenda nos locks e em sequência tem a informação que chegou em seu App. Essa ferramenta é uma aliada para minimizar trabalho ou espaços de porteiros e guaritas

Segurança e Sustentabilidade

Sempre que falamos de tecnologia e economia, um comum aliado surge, a sustentabilidade. É possível integrar aos sistemas, tecnologias sustentáveis que ajudam tanto em custo quanto em cuidados com o usuário e o meio ambiente.

Mas, é importante ressaltar que somente ter tais tecnologias não bastam, é indispensável que elas sejam integradas entre si. Desta forma, tanto os gastos quanto os esforços serão menores na execução.

Na Alpha Secure, estamos sempre atentos para as novas tendências de tecnologias para que possamos levar segurança e tecnologia aos nossos clientes, proporcionando excelência em serviços e sistemas.

Quer conhecer mais sobre nós? Solicite uma proposta!

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores