No último ano tivemos um crescimento nos registros de crimes patrimoniais, como furtos e roubos em cerca de 21%. E estar atento nunca foi tão necessário para prevenir situações de risco quanto agora, em São Paulo por exemplo temos em média 15 roubos por hora registrados na polícia civil.
E são diversos fatores que influenciam, por exemplo você sabia que até o lugar onde se para no farol pode ser um indicativo de risco?
Pois é, são muitas variáveis e para compreender melhor como se prevenir e garantir a sua segurança continue lendo, neste artigo vamos dar dicas de quais procedimentos de segurança seguir.
Antes de tudo vamos entender um pouco mais sobre o bandido, lembre-se de que ele:
- Não quer ser exposto;
- Sempre faz uma seleção das vítimas;
- Sempre irá escolher o mais fácil, ou seja, o mais despreparado;
- Durante um assalto o bandido está nervoso e com medo;
- Reagir é uma atitude de altíssimo risco.
E de forma geral os assaltos contam com uma determinada preparação, que consiste em:
1- Pré-eleição do alvo: essa fase pode levar meses, dias ou apenas alguns segundos. É a fase que o bandido irá escolher quem abordar;
2- Identificação do alvo: após ser escolhido o alvo geralmente o mais fraco, mais distraído ou com base no que o bandido procura (foco da investida);
3- Vigilância: período que o bandido avalia toda a situação antes do ataque (monitoramento);
4- Planejamento: o bandido já tem tudo o que precisa, agora ele planeja como será o ataque (dia, hora, local, forma de abordagem, arma etc.);
5- Ataque: o bandido faz a abordagem. Nessa fase já não há como fazer prevenção. Menos de 5% de êxito nas ações de interrupção.
Mas calma, não queremos causar pânico com essas informações, queremos te mostrar a necessidade de adquirir uma nova postura. Além de adquirir uma nova postura, é necessário estarmos conscientes da importância da prevenção, adaptando e mudando nossos hábitos para reduzir riscos, sem causar paranoias, garantindo a segurança e bem-estar.
Por isso selecionamos algumas dicas, confira abaixo.
Quando estiver na rua:
Fique sempre atento ao seu redor, mantenha uma postura de atenção. Erga sua cabeça, tenha uma visão detalhada das pessoas que estão a sua volta.
Ao perceber que está sendo seguido ou que está caminhando de encontro a pessoas suspeitas, mude o lado da calçada, quantas vezes for necessário. Procure abrigo em estabelecimentos comerciais e permaneça lá até ter certeza que não existe mais risco.
Evite transitar em lugares com pouco movimento ou com baixa iluminação. São os locais preferidos para uma abordagem criminosa.
Ao abrir sua bolsa, mochila ou carteira, procure um lugar reservado. Certifique-se que ninguém próximo observa sua movimentação e seja rápido.
Caso receba uma ligação de número desconhecido ou a cobrar, não atenda ou desligue o mais rápido possível.
Desconfie de todos. Infelizmente, temos diversos casos de golpes aplicados por “supostos” empresários e advogados, senhoras de idade, mulheres grávidas e até por deficientes físicos, porque são pessoas que passam certa credibilidade.
No trânsito:
Quando estiver perto do semáforo vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar no cruzamento quando o sinal estiver abrindo.
Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua ou na faixa central, evitando também a calçada. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista.
Evite no trânsito ficar com o celular exposto, já que o roubo a celulares para acesso de bancos e aplicativos é uma modalidade em alta nas estatísticas.
Anotou? Lembre-se de que carro parado é alvo fácil e estatísticas comprovam que pessoas desatentas e distraídas são as preferidas de marginais. Fique atento!
A Alpha Secure, é uma empresa que oferece um serviço de segurança integrada para o seu conforto que são essenciais para garantir a segurança, preocupada com o constante aumento da violência, elaboramos esse artigo para contribuir com a prevenção da mesma.
Caso precise de auxilio, entre em contato conosco.
Somos sua melhor escolha em Segurança e Serviços.