Logo do Site

Ginástica no ambiente de trabalho ou ginástica laboral, conceitos e aplicação.

A globalização mundial em que estamos atualmente inseridos tem acelerado a produção tecnológica e, de maneira abrangente, as relações construídas no mundo do trabalho, tendo como consequências o aumento da insatisfação do trabalhador com o ambiente de trabalho.

Na prestação de serviços onde atuamos não é uma exceção, pelo contrário, estamos totalmente inseridos no processo de formação dos nossos profissionais, que também sofrem com os impactos das mudanças econômicas, científicas, políticas e tecnológicas provenientes da globalização de um modo de vida onde temos sempre que fazer mais com menor tempo e custo menor.

Essas mudanças impactam diretamente nos profissionais de serviços que sofrem com a intensificação do seu trabalho, consequentes cobranças por melhorias como se fosse uma triagem dos melhores no dia a dia do profissional do nosso seguimento. Tudo isso chamamos de meritocracia e aparentemente parece ser uma piora no ambiente de trabalho, mas é uma evolução profissional, cabendo aos gestores de equipes encontrar modelos para adequar a realidade que vivemos e assim envolver os colegas e funcionários.

Contudo queremos falar do nosso tema, que certamente você já ouviu falar de GINÁSTICA LABORAL, que foi um processo criado por profissionais de educação física, com o objetivo de construir um ambiente de trabalho em que os funcionários possam ter a oportunidade de desenvolver atividades de prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), como também, melhorar a qualidade de vida no trabalho e diminuir a exposição ao comportamento sedentário desses trabalhadores.

Vivemos 1/3 de nosso dia dentro do ambiente profissional, razão evidente para que entendamos e conheçamos alguns movimentos, que destacamos abaixo, os quais são importantes que os pratiquemos com regularidade, para prevenir doenças ocupacionais.

Recomendações específicas para a aplicação da ginástica laboral de acordo com o perfil dos profissionais da educação:

  • Perfil sedentário, sugerimos que faça pelo menos 3x repetições por semana, utilizando de 5 a 10 minutos, moderando na concêntrica e isometria de 15 segundos.
  • Perfil ativo, sugerimos que faça pelo menos 5x repetições na semana, utilizando de 15 a 20 minutos, moderando na concêntrica e isometria de 45 segundos.

Principais cuidados para os trabalhadores:

Não realizar as atividades em jejum, sempre hidratar-se, e caso surja algum desconforto, parar a atividade imediatamente.

Atenção: Não realizar a atividade em caso de tontura ou dor de cabeça.

A vantagem principal que vemos em nossa empresa é de manter nossa equipe ativa e buscando a satisfação profissional, pois entendemos que mente sã é corpo sã.

Grupo Alpha Secure, Departamento de treinamento.

Fazer mais e melhor!

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores