Logo do Site

Índice de tentativas de fraudes cresce 9%, confira 10 dicas para evitar golpes.

Com a facilidade e o aumento nas compras on-line, tem aumentado também as tentativas de fraude. Somente este ano, de janeiro a junho, tivemos um crescimento de 9% nas tentativas de fraude em compras on-line no Brasil em comparação ao ano passado.

Segundo a Febraban, no mercado financeiro tivemos em média 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais num total de 19 milhões de transações, alguns deles foram por:

  • Pix;
  • Emissão de cartões;
  • Abertura de conta;
  • Empréstimo Pessoal e CDC.

Todo início de mês e datas comemorativas do comercio, as fraudes aumentam proporcionalmente, já que a euforia gera descuidado e se manter atento é a melhor dica.

Porém não é a única, selecionamos 8 dicas antifraudes feitas pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), confira abaixo.

Atenção com suas senhas

Nunca encaminhe sua senha por aplicativos de mensagens, seja WhatsApp, redes sociais, e-mails ou SMS. Crie uma senha forte, sem envolver dados pessoais, como data de aniversário, placa de carro, números repetidos ou sequências. Inclua letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Cuidados com o cartão

Tenha em mente que o procedimento de bancos NUNCA é ligar solicitando dados, pedir retorno de cartões ou enviar um portador para buscá-lo.

Cuidados na compra presencial também

Sempre verifique se o cartão devolvido em compras presenciais é o seu mesmo, confira nome e dados, protegendo o CVV. Além disso, veja o valor na maquininha antes de inserir a senha. (Coloque um adesivo nele)

Operações bancárias e pix

Sempre confira se o nome e dados do recebedor ao realizar um pagamento estão corretos, seja por pix, boleto ou transferências. Opte por usar o cartão virtual em compras pela internet.

Atenção com dados

Ao comprar on-line opte por usar sites conhecidos e verifique o endereço de URL para ter certeza que este é um site oficial, em fraudes é comum utilizarem “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.

Ative duplo fator de autenticação

Deixe essa função sempre ativa em suas contas na internet que oferecem essa opção, seja seu e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais, etc.

Cuidado com links desconhecidos

Alguns criminosos especializados criam site idênticos aos verdadeiros para roubar seus dados, podendo depois efetivar fraudes com seu nome. Atenção com solicitação de recadastramento, troca de senhas não solicitadas ou links suspeitos.

Jamais fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico durante uso

Nunca encaminhe fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Caso necessite de ajuda opte por pedir ao funcionário do banco que esteja devidamente identificado.

Promoções absurdas.(Quem compra errado paga duas vezes)

É comum nas fraudes on-line usarem de ofertas exclusivas ou imperdíveis, geralmente esses são links para obter suas senhas e dados, verifique nas redes sociais oficiais da loja a veracidade e sua reputação no Reclame aqui, por exemplo.

Cuidado com o que posta nas redes sociais

Um mero post pode ser mais que o suficiente para dar suas informações aos golpistas. Lembre-se que o que você posta pode auxiliar os bandidos a conhecerem seu perfil e comportamentos.

Anotou todas?

Caso queira mais dicas e orientações nos siga nas redes sociais que estamos sempre dando dicas por lá ou entre em contato conosco.

Grupo Alpha Secure.

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores