março sem fundo

Internet das coisas (IOT)

Já é uma realidade no Brasil, facilitando e dando suporte à Segurança.

Com evolução da Internet das Coisas (IoT) no Brasil, teremos um grande impacto no dia a dia das pessoas. É um avanço tecnológico que torna cada vez mais possível deixar a sua casa inteligente e muito mais autônoma, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes. Ou seja, além dos smartphones e computadores pessoais, outros dispositivos poderão identificar padrões, processar informações e executar tarefas com apenas um (ou nenhum) clique.

Casa inteligente, como será?

Podemos destacar como itens principais o conforto e a segurança. Pela conexão à internet e dotados de “inteligência”, os objetos, eletrônicos e eletrodomésticos estarão integrados e “conversando” entre si para tornar a nossa vida mais fácil.

Uma das vantagens é a economia. Podendo controlar diversos sistemas remotamente, o usuário só vai ligar aquilo que precisa e na hora que desejar. É possível comandar as luzes, o ar-condicionado, a potência da geladeira, o uso da máquina de lavar roupa, acender luzes a distância ou programar para que estas se acendam sozinhas em determinados horários e entre outros.

Um exemplo: quem não gostaria de programar a cafeteira pelo celular para ter café quentinho e pronto assim que chegar em casa? Ou então poder abrir a porta, mesmo sem estar em casa com segurança, para a empregada doméstica acessar sua casa e realizar o serviço contratado, sem necessidade de deixar cópias de chaves nas mãos de ninguém.

Chave é coisa do passado

As fechaduras também serão controladas remotamente, permitindo que se tranque e destranque portas através do celular, além de autorizar a entrada de pessoas – amigos, familiares e prestadores de serviço – com segurança, apenas em dias e horários programados e podendo visualizar sua entrada e saída. Caso alguém tente entrar sem autorização, o sistema envia um alerta diretamente para o celular do dono.

Os portões da garagem ou do lado de fora de casa também seguem o mesmo princípio. Podendo ser acionados remotamente ou por proximidade. Um aplicativo ou uma assistente pessoal virtual vai monitorar sua rota diária e “perguntar” quando estiver chegando se você deseja abrir o portão para que sua entrada seja rápida, não ficando exposto enquanto o portão se abre com o clique no botão físico.

Sistemas de segurança

A segurança também será facilitada. Interligados ao controle de acesso, as câmeras de monitoramento e sistemas de alarme com sensores de presença e de abertura de portas e janelas garantem a visualização à distância e acesso apenas a quem for autorizado.

As câmeras internas ainda ganham versões portáteis para serem dispostas por diferentes cômodos e ajudar a monitorar bebês, idosos, pessoas com deficiência e pets. Você ainda pode, por exemplo, confirmar se seu filho chegou em casa no horário após a escola e se havia alguém com ele. O sensor de presença pode enviar uma notificação ao seu celular e você logo verifica, por ali mesmo, as imagens e caso seja necessário toma as devidas ações pertinentes ao problema detectado, desde ligar no local, acionar a segurança contratada e até mesmo acionar o 190 (Polícia Militar).

Paralelamente com essa revolução, chega ao mercado a Tecnologia do 5G, quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel, surge para ajustar a nova realidade das principais demandas de uma sociedade moderna e conectada que o 4G já estava com dificuldades para suprir. Como, o aumento da capacidade de armazenamento, a melhoria da taxa de dados, o aumento da qualidade dos serviços e a diminuição do tempo de resposta, que será quase instantâneo. Isso porque, o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido do que as conexões 4G e terá a chamada baixa latência – um tempo mínimo de resposta, responsável pelo delay, ou atraso, que acontece em ligações.

A mudança essencial é que o software será o responsável em atender as demandas dos humanos e a internet das coisas (IOT), com a alta velocidade do 5G, aplicada de forma inteligente, por especialistas podem agilizar a correria diária que temos atualmente, passando a ser uma ferramenta de proteção, vendo detalhes que passam despercebidos aos nossos olhos e antecipando ações criminosas que nos expõem a perigos eminentes.

Nossa empresa está alinhada com o seguimento de segurança e proteção, fornecemos software inteligente, vídeo monitoramento, app de controle e segurança, e tudo o que sua empresa ou família precisa para estar pronta para o que vem por aí. Consulte-nos para mais informações.

Kessler Watanabe, 20 anos de experiência no seguimento, Gerente de Operações do CCO na empresa Alpha Secure.

Post tags :

0 resposta

  1. Excelente descrição para um produto que surge para facilitar, dar mais segurança, conforto ao dia a dia do ser humano.
    A Empresa Alpha Secure sempre a frente no atendimento ao público.

  2. Com certeza esse é o futuro!
    A tecnologia que cria conforto e segurança ao usuário.
    Com a vida corrida que temos, a necessidade de facilitar as coisas , se faz necessária.
    Recomendo a todos !!!

  3. Sr. Kessler, sempre muito plausível em suas colocações , de fato os equipamentos com acesso via internet é uma realidade atual, certamente as empresas que se atualizarem não irão se manter no mercado.
    A evolução das tecnologias e com a chegada do 5G a segurança e gerenciamento esta na palma da mão.

  4. Uma das melhores empresas , sempre com inovação e tecnologia para seus clientes , sem contar a equipe que e de ponta e de primeira ! Parabéns e sucesso sempre.

  5. Boa tarde, excelente artigo. Soluções IoT farão parte do cotidiano mais rápido que imaginamos. Teremos uma transformação digital no nosso dia a dia e nas industrias, assim teremos que nos adequar e aproveitar ao máximo.
    Parabéns pelo artigo!

  6. Excelente post, com todas as tendências do mercado. Realmente com essa evolução é necessário aprimorar cada vez mais. A AlphaSecure está sempre inovando e acompanhando essas tendências, com qualidade total e a experiência do Kessler é fundamental para isso. Parabéns pelo post esclarecedor e parabéns pela iniciativa.

  7. Parabéns pelo artigo publicado, sempre melhorando na busca da melhoria da segurança, a tecnologia está em tudo hoje, é fundamental cada vez mais buscar novas ideias ,eu como educador físico e Mestre em arte marcial hapkido oriental admiro e tbm busco melhorar cada vez mais .sucesso

  8. Depois de mais de 30 anos atuando como Oficial da PM de São Paulo, tenho a honra de ler um artigo técnico, coerente e de fácil compreensão. Kessler Watanabe é um estudioso e especialista altamente gabaritado. Pensa em segurança de forma estratégica e inteligente. Excelente artigo.

    1. Parabéns kessler pelo informativo, segurança e tecnologia caminham lado a lado e a Alpha sempre buscando e inovando tecnologias para o mercado de segurança patrimonial por isso tenho grande satisfação em trabalhar com sua empresa, é certeza de um serviço de qualidade.

  9. Excelente conteúdo, como especialista em Seguros pela Moninf Corretora, trabalhando a mais de 20 anos com empresas de Segurança, de fato essas informações somam muito ao mercado. Parabéns a Alpha Secure, especialmente ao Kessler por sair mais uma vez na frente.

  10. Sr. Kessler, gostava de parabenizar pelo excelente artigo. De muito fácil leitura e compreensão. A evolução tecnológica provocada pelos dispositivos IoT suportará o futuro próximo, onde haverá muito mais integração entre usuários e dispositivos, principalmente com a rede 5g a acelerar tudo isso. O caminho dessa evolução é sem volta, como podemos perceber logo estaremos a falar de Metaverso e já será essa uma outra etapa tecnológica ao qual desfrutaremos. As pessoas como o Sr. e as empresas atentas ao desenvolvimento, como a Alpha Secure, são os responsáveis por facilitar o entendimento e o uso cotidiano de cada uma dessas melhorias para a sociedade moderna! Parabéns!

  11. Essa é a nova realidade. A vigilância virtual tem se demonstrado muito eficaz, temos que acompanhar e usufruir dessa evolução

  12. Muito bom Kessler. Há algum tempo atrás acreditávamos que isso levaria anos pra acontecer, e hoje é uma realidade, com certeza o 4 e agora o 5G vai acelerar o processo…

  13. Excelente artigo meu amigo, de fácil entendimento, e com certeza com o avanço da tecnologia vai facilitar muito a vida tanto em casa quanto no trabalho.
    Parabéns a Alpha Secure e aí Kessler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores