março sem fundo

Monitoramento veicular e suas aplicações. Entenda seus benefícios e importância.

O avanço da economia no mundo todo, vem exigindo com que empresas invistam na logística, principalmente, na rodoviária — intermunicipal e urbana — com impacto e importância significativa para que produtos, commodities e pessoas sejam transportadas de um ponto ao outro, em segurança. Isso pode ser entendido quando vimos que o PIB (Produto Interno Bruto) do transporte representou um crescimento de 11,6% em 2021.

Só os estados de São Paulo (29,09%) e Minas Gerais (13,36%), tem 42,45% da frota do país, um crescimento significativo ano a ano para atender a demanda, exigindo das empresas de logística, transporte urbano e toda frota de empresas, mais controle e monitoramento, diante dos riscos de acidentes pela condução ou pela falta de segurança.

Falta de atenção, uso de celulares, excesso de velocidade, estão entre os principais motivos de acidentes, e isso motivou com que empresas investissem no monitoramento de veículos e condutores remotamente, por via de sistemas integrados e inteligentes.

São soluções que vem sendo introduzidas e há tempos já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa e, por isso, nosso objetivo é compartilhar neste tema a tecnologia que fica disponível para o mercado nacional, cujo potencial de implementação coloca-nos como grandes compradores diante do tamanho do mercado (malha viária e centros urbanos — cidades).

Quando falamos do monitoramento de veículos, falamos de um serviço utilizado pelas frotas, com veículos rastreados e acompanhados por empresas que o fazem através de suas centrais de gerenciamento de risco.

Como em todas as soluções, e quando envolve tecnologia a velocidade é maior, sempre temos as evoluções tecnológicas, cujas atualizações trazem melhorias e mais eficiência. E no caso do gerenciamento de frotas essas melhorias, agora, vem incorporadas com as implementações de câmeras com Inteligência Artificial e a Unidade Central de Processamento.

Os assessórios que podemos incorporar são eles:

  • Unidade de Processamento Central com gravação local e remota;
  • Gravadores veiculares com Inteligência Artificial;
  • Câmeras com áudio bidirecional;
  • Câmeras com reconhecimento facial;
  • Câmeras com leitores de placas;
  • Câmeras de detecção de ponto cego;
  • Câmeras para auxiliar na condução do veículo;
  • Displays para motorista, entre outras.

Essas aplicações são feitas via equipamentos instalados no transporte de mercadorias (caminhões/trens/embarcações), transporte público (ônibus, metro e táxi), viaturas de bombeiros, ambulâncias, polícias, e até no acompanhamento de pessoas em carros blindados, entre outros.

Com uma tecnologia confiável, o sistema dá suporte de utilização fundamental para as grandes cidades, oferecendo:

  • Sistema avançado de assistência do motorista; detecção de ponto cego (motos, carros e pessoas); câmeras de controle de pedestres; câmeras de controle de portas abertas; Reconhecimento de placas;
  • Tecnologia de vídeo que fornece um cockpit inteligente, faz a contagem de passageiros e dá estatísticas de utilização;
  • IA (inteligência artificial, consegue verificar a identidade do motorista, detectar quando veículo muda pista, detecção de veículo e aviso de colisão, além de fazer o sensoriamento de pedestres ao redor do veículo;
  • Câmeras de fadiga, voltada para o motorista que procura uma condução segura do veículo, detectando sonolência, celular no volante, cigarro no volante, cochilos, desvio de olhares, e rota de colisão.
  • Dash CAM, câmeras utilizadas no retrovisor com visão externa (frente) interna passageiro., muito utilizado em táxi.

Com toda essa tecnologia embarcada em comunicação online integrada com a central de risco e acompanhamento de veículos, o sistema proporciona muito mais controle, segurança, tornando um aliado para motoristas, gestores e a população.

A responsabilidade das empresas, gestores e governantes exige uma visão que inclua a tecnologia em nuvem e online que monitore — com inteligência — a frota, motoristas e dê segurança à população, além de beneficiar a gestão pelas empresas.

Na Alpha Secure, segurança é pensar com inteligência, utilizando serviços e tecnologia a favor da eficiência e uso adequado dos investimentos.

Quer saber mais, procure nossos representantes que temos o equipamento de ponta para dar a solução para sua frota. Esperamos seu contato!

Grupo Alpha Secure – Serviços e tecnologia para sua segurança.

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores