Design sem nome (31)

O valor de uma marca e a confiabilidade contínua do cliente.

A construção de uma empresa é um início que vem de algumas variáveis, como um sonho, uma oportunidade, uma estratégia, uma visão sobre um produto inovador ou mesmo sobre um serviço, mas que o seu idealizador se torna um empreendedor acreditando que pode oferecer um diferencial que pode trazer benefícios aos Clientes e com isso gerar valor.

Existem muitas outras variáveis, associadas a persistência em lidar com os recursos, pessoal, tecnologia, processos, comunicação, relacionamento, compromisso social e tantos outros detalhes que servirão para construir o valor da marca, e isso será um diferencial necessário para conquistar a confiança e credibilidade dos clientes, fornecedores e do mercado.

No âmbito da prestação de serviços terceirizados, como segurança, limpeza e facilities, no qual estamos inseridos, tem se tornado constante a competição predatória, com achatamento das margens contratuais e previsões, já que é obrigatório para a sustentabilidade financeira das empresas que operam nesse mercado, manter as previsões de férias e 13º salário reservadas, assim como para suportar ações, demissões, enfim, suscetíveis e necessárias.

Todavia, existe uma máxima nesse mercado que assistimos há anos que são de empresas que administram mal esses recursos de previsão no decorrer do ano, e algumas até por anos fazem isso e, quando chegam no final do ano, surpreendem o mercado negativamente, mostrando a realidade da má gestão, recorrendo a recuperação judicial, deixando fornecedores, funcionários e clientes com grandes prejuízos financeiros e moral.

No início deste mês não foi diferente, uma grande empresa do mercado pediu recuperação judicial e muitos clientes ficaram com problemas, funcionários sem receber seus salários, fornecedores recorrendo à bancos, enfim… algo deu errado!

Quem paga a conta, ou quem deixa de pagar e são mais afetados, são pais de família que são surpreendidos com a notícia e sofrem ainda mais com o impacto social, na compra de alimentos, aluguéis e coisas básicas.

Por isso, que vale aqui um puxão de orelha naqueles que acham que, melhor do que mudar o jeito de trabalhar, que alimenta a síndrome de gabriela (eu nasci assim, eu sou sempre assim…) e não se aperfeiçoam ou seguem seus lideres e a disciplina do trabalho, e da execução do serviço com qualidade, apenas mudam de emprego e acabam caindo em empresas ruins.

Do lado dos Clientes, acabam notando que, o que foi uma suposta vitória ou uma vantagem numa renegociação ou achatamento do valor ou mesmo numa troca de empresa apenas pelo baixo custo, não foi uma boa decisão, submetendo toda a sua cadeia produtiva (lucro da empresa, funcionários, moradores, etc…) aos prejuízos e consequências.

Para o mercado, o prejuízo também é grande, pois traz desconfiança e insegurança às empresas, mas que conseguem se sobressair, pelo menos àquelas, cujos gestores são mais – trabalho do que glamour – e não se iludem com as previsões dos recursos, mantendo as empresas sólidas, confiáveis, investimento os recursos adequados em treinamento e na adequação das empresas aos novos tempos e cumprindo suas obrigações legais e trabalhistas.

Mas, e todo aquele início cheio de planos de construir uma empresa, uma marca, ele simplesmente se perde ao logo da jornada ou é uma estratégia de pais para àqueles que se tornam muito grandes?

O fato é que criar uma marca de valor, além de envolver muitos detalhes de performance para se manter no mercado, precisa estar acompanhada dos “valores” da empresa, da “missão” verdadeira de seus responsáveis, que não podem perder a “visão” durante a construção.

Por isso, missão, valores e visão não podem ser apenas algumas frases lindas e de efeito para se colocar num folder ou em um site, mas precisa estar na alma dos gestores e fazer parte de uma cultura disseminada na equipe, vivida no dia a dia, e notada pelos Clientes através da qualidade dos serviços e produtos.

Aqui na Alpha Secure, nós presamos por essa cultura, envolvendo nossos funcionários, investindo em treinamento, fazendo a gestão da empresa com responsabilidade, porque há 17 anos nós continuamos criando uma marca, e o respeito e admiração dos nossos parceiros, Clientes e do mercado muito nos orgulha.

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores