março sem fundo

Planejamento Financeiro, dicas para começar a poupar seu dinheiro.

Estamos fechando mais um ano, daqui a pouco, pessoas em várias partes do mundo começarão a celebrar o início de um novo ano e, para que seja um ano diferente e que você aproveite as oportunidades é importante começar a se planejar para 2023. Não acha que está na hora de dar um jeito adequar as contas e começar a guardar dinheiro? Esperamos com esse blog ajudar você e sua família a prosperar, se tiver interesse comece lendo abaixo…

1. Comece colocando no papel todas as suas despesas.

Tudo começa pela organização, parar um pouco e começar a montar a listagem das despesas que você tem mensalmente.

Não tenha medo de encarar a planilha, não tente se enganar, se oportuno, envolva sua família, coloque até os pequenos detalhes, tipo o cafezinho, cervejinha ou a gorjeta do bar que você frequenta.

É importante que você e se for o caso sua família entenda para onde está indo o seu dinheiro. Depois, ficará mais fácil para reorganizar essa lista das despesas em grupos e categorias, separando os gastos em alimentação, educação, transporte e assim por diante.

2. Tenha um controle de todas as despesas e gastos em uma planilha

Depois de ver todas as suas despesas listadas no papel, é hora de transformar esse monte de dados soltos em informações estratégicas para a sua gestão financeira pessoal. Para isso, você pode utilizar uma planilha no Excel, algo que facilite sua experiência e ajude você a preencher e acompanhar seus gastos com mais frequência.

Caso entenda ser um exagero às planilhas, não tem problema. Você pode usar um caderninho, pois a ideia é que controlar os seus gastos seja algo simples e fácil, quase intuitivo, afinal, é isso que vai deixar todos os outros processos mais simples.

Crie um orçamento por categoria e acompanhe mensalmente, a rotina de acompanhamento mostrara onde você está errando ou estourando as despesas. Passo a passo você entenderá o caminho a tomar.

3. Verifique onde os gastos podem ser reduzidos

Falando em economizar, sempre dá para espremer um pouco e fazer sobrar alguns trocados de cada categoria. Então, que tal se aprofundar, controlar e reduzir as despesas por conta individualizada:

  • Conta de luz — desligue os eletrônicos da tomada, apague as luzes dos cômodos vazios, abra as janelas e deixe a luz entrar;
  • Plano de celular — cancele os serviços que você não usa e negocie planos mais alinhados com a sua demanda;
  • Plano de internet — tente um plano conjunto com o do celular ou contrate apenas aquilo que você realmente necessita;
  • Assinaturas de TV ou streaming — tente dividir esses serviços com os seus amigos ou colegas de trabalho, pode sair bem mais em conta.

Além disso, sempre existe uma ou outra coisa que pode ser otimizada no dia a dia. A ideia e diminuir o desperdício de alimentos, reunir mais roupas para colocar na máquina de lavar ou mesmo diminuir uns minutinhos no banho podem ser ótimas ideias.

Preferir caminhar em vez de ir de carro a locais próximos também pode ser uma boa. Assim como combinar um sistema de caronas com algum vizinho que trabalhe perto de onde você trabalha. Existem alternativas, pense nelas.

No mês, a redução pode parecer pequena, mas, pensei sempre ao longo de 12 meses. O valor pode ser significativo!

4. Crie um objetivo de longo prazo

Sempre fica mais fácil economizar dinheiro quando você tem algo em vista. Economizar sem um objetivo é desmotivador e transforma qualquer gasto em uma verdadeira tentação. Quando você não tem uma finalidade para o dinheiro, fica fácil se convencer de que você trabalhou o mês inteiro e simplesmente merece mais um chocolate, ou fazer um churrasco com os amigos.

Quando você quer guardar dinheiro, pôr uma finalidade, um objetivo maior, até comer um chocolate ou fazer um churrasco ficará mais fácil superar. Importante mesmo é se concentrar nos benefícios que terá quando alcançar seu objetivo maior.

Não existe alternativa para alcançar suas metas, foco e disciplina no que se comprometeu a fazer é imprescindível. Se não tiver muita clareza do que você quer, sempre associe suas economias a uma finalidade, ainda que seu objetivo seja viver de investimentos a partir dos 40 ou 50, por exemplo.

5. Mude o seu padrão de vida

Muitas pessoas que enfrentam resistências para economizar dinheiro, não se dão conta de que um dos seus maiores empecilhos é o seu padrão de vida. Alguns especialistas inclusive recomendam que você sempre viva com um padrão abaixo daquele que você realmente pode pagar.

E essa é uma estratégia, muito boa. Não se iluda com promoções ou comissões, ou extras, lembre se de seu objetivo e use o dinheiro extra para chegar antes no objetivo, por exemplo: muitas pessoas só frequentam alguns locais ou usam algumas marcas em função do status que elas geram. Reflita se você não está fazendo isso. Às vezes, pagar a mais por um produto ou serviço nem representa um benefício real sobre ele.

Se for preciso, vá a mais lugares a pé. Pesquise mais onde vai comprar suas roupas. Prefira pedir alguns produtos pela internet e economize. Vá a locais do seu bairro e descubra coisas diferentes para fazer. Ostentar um padrão de vida alto custa mais caro do que viver bem. Pense a respeito.

6. Comece a investir o seu dinheiro

Importante, fundamental é que você comece a aprender sobre investimentos o quanto antes. Apesar de muita gente achar que investir é difícil e complicado, isso é algo que está cada vez mais acessível. É uma virada de vida e mentalidade que precisamos ter o quanto antes.

Não vai cair na conversa de guardar na poupança. Comece a se mexer, existe muito conteúdo gratuito na internet sobre o assunto. Inclusive, vídeos explicativos de profissionais renomados que ensinam você a investir de maneira segura no Tesouro Direto, renda fixa e em várias outras opções, inclusive na bolsa, comprando ações que podem pagar dividendos, esse meio fara você entender as mudanças e caminhos para diminuir a distância do seu objetivo principal. Estamos falando de investimentos e não de coisas fáceis como pirâmides financeiras ou dinheiros a juros sem uma garantia real, fuja dessa opção, não tem como dar certo a longo prazo.

7. Tenha foco e disciplina

Economizar dinheiro em longo prazo pode ser algo bem difícil. Em alguns momentos, é possível que você perca o seu objetivo de vista. De qualquer forma, não desista. Tenha metas claras e as revisite sempre que for possível para se reconectar com aquilo que você quer alcançar. Sacadas bem simples e que fazem toda a diferença, como não ir ao supermercado com fome ou mesmo comprar um item por impulso.

8. Evite tentações

Se você tem hábitos de consumo impulsivos, fique bem longe das tentações. Ignore os anúncios online e evite ir a shoppings centers, principalmente. Ficar perto de alertas de promoção podem ser gatilhos difíceis de superar, então, o melhor que você faz é se afastar deles.

Sempre que pensar em comprar algo, como uma roupa nova, um eletrônico ou um utensílio, se pergunte: eu realmente preciso desse item? Se a resposta for positiva, provavelmente em uma ou duas semanas você ainda precisará dele, então, espere alguns dias. Se a resposta for negativa, você sequer se lembrará que quis comprar o item.

9. Aproveite descontos e promoções

Não se preocupe em sempre comprar em promoções ou descontos, elas existem para quem sabe como gastar o dinheiro de forma inteligente. Lembre se quando todos compram o mesmo produto ele tende a aumentar de preço, logo aguardar, certamente você vai economizar.

10. Use as ferramentas disponíveis na internet

A internet facilita muito isso hoje em dia, permitindo que a gente compare preços e condições de pagamentos. Existem vários sites ou app de comparativos dos preços.

Além disso, procure preços em diferentes locais e acompanhe suas lojas e marcas favoritas na internet. Isso vai facilitar sua vida na hora de aproveitar promoções valiosas. Se você tiver alguma reserva financeira, negocie preços à vista, se conseguir mais que seus investimentos pode ser uma boa estratégia.

Esperamos ter ajudado você em mais um conteúdo. O ano 2022 está indo embora e queremos agradecer vocês por terem nos acompanhado. Em 2023 o Grupo Alpha Secure estará firme no seu propósito de ser a melhor empresa de serviços & segurança, trazendo as novidades do setor e mantendo o foco de melhoria contínua de nossos colaboradores, para um serviço de excelência aos nossos clientes.

Feliz Ano Novo!

Equipe Alpha Secure

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores