Logo do Site

Segurança em aeroportos, entenda como é feita.

A segurança é um ponto essencial em todos os ambientes, quando falamos em aeroportos o risco e a tensão se potencializa, tendo em vista o que se está em jogo. São milhares de passageiros, e usuários que utilizando o local que tem como tradição de um ambiente de alto nível de segurança.

É importante falarmos que é um negócio que gira milhares de dólares na economia local.

Qual a importância da segurança nos aeroportos?

Um dos pontos mais importantes para a segurança é investir no controle de acesso, tecnologia de inteligência artificial, como CFTV de geração 5.0, além de serviço de vigilância com equipes treinadas para a execução do serviço de alto risco. São milhares de pessoas circulando todos os dias em áreas comuns e muitos espaços que precisam ser de acesso restritos.

Para isso existem soluções especificas voltadas para a prevenção de riscos, além de ser a forma mais econômica de gestores imprimirem mais rigor aos processos internos de segurança.

Como funciona a segurança em aeroportos?

Nos aeroportos os três principais serviços de segurança de destaque são, controle de acesso, vigilante de ronda e vigilantes.

O controle de acesso, em aeroportos engloba uma série de tarefas de ordem administrativa e operacional para o planejamento, elaboração e implementação de políticas de segurança específicas.

O principal objetivo com esse serviço é gerenciar o acesso de pessoas, cargas e veículos, validando ou não sua entrada em áreas controladas e/ou restritas. Além de ser indispensável para não colocar em risco a integridade física de colaboradores, tripulantes e passageiros, essas medidas também são essenciais para prevenir os ataques terroristas e coibir ações criminosas, como até o contrabando e o narcotráfico.

Já o vigilante de ronda, ou APAC, desenvolve atividades de vigilância e patrulhamento do perímetro externo das pistas (murros, cerca elétricas, alambrados etc.), sendo um serviço essencial para prevenir e impedir a entrada pessoas e animais na pista. Pois, em caso de animais ou pessoas na pista interfere diretamente no pouso e decolagem de voos.

O vigilante que atua na área interna tem atividades de, acompanhar e orientar em embarque e desembarque. Rondas visuais em saguão, esteira de bagagem, verificação de carrinhos e entre outros. 

Alguns processos de segurança são:

  • Cadastro e controle no trânsito de pessoas;
  • Cadastro e controle no trânsito/estacionamento de veículos;
  • Vigilância patrimonial;
  • Cadastro e controle de trânsito de objetos, materiais, equipamentos e etc.;
  • Sistema Eletrônico de monitoramento e segurança.

Exigências para atuação na segurança de aeroportos

Algumas das principais exigências para atuação na segurança de aeroportos são:

110.13 Capacitação em Segurança da Aviação Civil – AVSEC (a)

Os cursos AVSEC abordam procedimentos de segurança e objetivam capacitar profissionais que desempenharão atividades AVSEC.

São cursos AVSEC, de Formação ou Atualização:

AVSEC para Atendimento ao Passageiro;

AVSEC para Carga Aérea;

AVSEC para Operações de Solo;

AVSEC para Tripulantes;

AVSEC para Vigilantes e Vigias;

Básico AVSEC;

Inspeção de Segurança da Aviação Civil;

AVSEC para Operador Aéreo; e

AVSEC para Operador de Aeródromo.

Atividade de Risco:

Não temos dúvidas de que a segurança é um ponto essencial a ser reforçado em aeroportos, com atualizações de seus processos quase que diariamente, pois o modus operandi se altera constantemente.

O risco é presente, pois trata se de um espaço ao público, mas com as ferramentas certas, profissionais treinados e apoio da tecnologia, além da integração com as policias, é possível minimizar as ocorrências de incidentes que exponham a integridade das pessoas em aeroportos, gerando bem-estar num ambiente crítico.

Na nossa equipe, temos colaboradores experientes e capacitados, com conhecimento na legislação de segurança em aeroportos (AVSEC). Quer saber mais? Faça contato que teremos o prazer em atendê-los.

O Grupo Alpha Secure, está no mercado para apoiar o seu projeto de segurança. Entre em contato conosco!

Post tags :

0 resposta

  1. Bom dia, como posso me inscrever ou enviar currículo para fazer parte do vosso quadro de colaboradores na área da vigilância pois tenho mais de 15 anos de experiência, me mudei para mongaguá a 2 meses por definitivo vindo de São paulo.
    Documentos em dia , e certificados extra profissionais como de Bombeiro Civil com APH manuseio de DEA NR 10 NR 33 NR 35 , curso de supervisor de segurança patrimonial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores