Segurança – não subestime a ousadia e criatividade dos bandidos

Segurança – não subestime a ousadia e criatividade dos bandidos!

É verdade que a pandemia nos trouxe novas experiências, impondo-nos uma quebra de rotina, desnudando-nos para o mundo, a ponto de reaprendermos a conviver dentro da nossa própria casa.

Mas, não foi apenas isso. Ela nos mostrou que a impunidade não tem limites, não tem dó, não tem compaixão, não se comove com hospitais cheios ou com índices de mortes.

“Parece inacreditável quando vimos ladrões se passando por enfermeiros, com uniformes branco, falando até nome de morador, como tentativa de driblar porteiros, para invadir residências, ou mesmo disfarçados de funcionários de empresas”, diz Rodrigo Neri especialista em segurança da empresa Alpha Secure.

Rodrigo Neri, afirma ainda, que o treinamento, desenvolvimento, capacitação profissional da equipe e envolvimento dos Condôminos é o único caminho para aprimorar e tornar eficiente as rotinas de segurança.

Então, qual o caminho para nos precaver?

Quando olhamos do ponto de vista da segurança, existe uma grande diferença. Enquanto pessoas de bem se dedicam a trabalhar, outros dedicam seu tempo para planejarem a roubar.

Se há uma solução no horizonte, ela não passa apenas por jogar a culpa nos bandidos, quando nós mesmos não observamos e não seguimos as regras, por exemplo: uso de celular durante a condução de veículo, isso já é o suficiente para ter surpresas desagradáveis que colocam nossa vida em risco.

Existem atitudes indiretas que prejudicam a segurança, principalmente, quando vivemos em ambientes coletivos, como Condomínios. Essas são 5 delas:

  • Desrespeitar o porteiro;
  • Descumprir as regras;
  • Não querer identificar-se;
  • Achar que o porteiro tem de abrir o portão, mesmo que você não esteja com o crachá, controle remoto, tag ou outra forma de identificação;
  • Segurar o portão da eclusa para outra pessoa que você nem conhece e etc.

Enfim, são atitudes simples de educação, mas que tem importância na segurança.

Essas questões e riscos não são apenas consequências deste período de pandemia, acontecem há tempos, até porque, na escuridão as coisas se aperfeiçoam ou pioram e isso exige de nós, cidadãos de bem, atitudes mais colaborativas e participativas, ao invés de apenas dependermos dos órgãos públicos.

10 cuidados com a segurança

Por isso, alguns cuidados merecem muita atenção nesses novos tempos:

  • Não escolha empresas apenas pelo valor. A redução de custos ou mesmo a busca por custos adequados não pode ser perdida de vista, mas a reputação e estrutura da empresa é um ponto muito importante;
  • Treinar e orientar constantemente a equipe de segurança;
  • Implantar manuais de segurança como material de apoio para a segurança;
  • Tenha conhecimento das regras de segurança do seu Condomínio;
  • Participe de Assembleias e reuniões sobre Segurança;
  • Fique atento aos grupos de segurança da sua região. Ex.: vizinhança solidária;
  • Evite deixar crianças saírem com animais sozinhas na rua. Há regiões em que ladrões tem roubado animais;
  • Evite levar e ou utilizar celular durante caminhadas/corridas;
  • Quando chegar em casa, observe ao redor se tem pessoas paradas;
  • No trânsito, evite ficar mexendo no celular.

“Como podemos ver, cuidar do perímetro, ter equipamentos adequados, monitoramento e pronta resposta, continuam sendo importantes. Mas a integração do Condomínio e seus Condôminos com uma empresa que se preocupa com a sua segurança, seja onde você estiver, ainda faz toda a diferença.” reafirma Rodrigo Neri, especialista da empresa Alpha Secure.

Quando o assunto é segurança, precisamos estar envolvidos, integrados e unidos, principalmente nesses novos tempos.

Para mais orientações, entre em contato conosco.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma resposta

  1. Muito bem colocado suas palavras meu caro, e acrescento mais ,os treinamentos simulados evita o colaborador ser induzido ao erro, muitos condomínios são alvo de bandidos por conta do porteiro estar no automático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros conteúdos:

Veja por categoria: