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Controle de acesso inteligente em condomínios residenciais, entenda a necessidade e prepare-se!

O Condomínio 4.0 mostra como a busca pela implantação de sistemas e gestão inteligente é uma jornada que Síndicos e Gestores devem se adaptar, até por ser um avanço tecnológico decorrente e consequente das mudanças profundas que vieram com a 4ª revolução industrial, iniciada na Alemanha em 2011 e que está mais presente e necessária em nossos dias, um desafio a percorrer para que o controle de acesso inteligente se torne ainda mais eficiente. 

O aumento da demanda por segurança, cada vez mais está exigindo processos dinâmicos, aumentando a demanda por serviços, que, consequentemente, tiveram alterações radicais exigindo a integração de tecnologia de ponta, cujos avanços vieram para ocupar esse espaço.

Pergunto: A sua administradora ou o seu síndico estão preparados para gerenciar o condomínio 4.0, acompanhando tanto as mudanças que já estão acontecendo, como também aquelas que estão por vir? Acompanhe nosso blog para conhecer o que existe de possibilidades.

Faz parte em momentos de transição como o que estamos vivendo, em que se busca a tecnologia em substituição as pessoas, a defesa e venda do conceito de que “tudo pode ser realizado pela tecnologia”, mas, convém colocarmos os pés no chão e avaliarmos o que pode ser bom e adequado a nossa operação e o que não se deve implementar, evitando desperdício de investimentos e descrédito do gestor, administrador e empresa “especializada”, se o interesse for apenas uma venda.

Procedimentos, normas e integração da portaria do prédio com os moradores é imprescindível, é a solução. Pense nisso:

Esqueça aquele modelo que o “Porteiro Zé” resolvia tudo, era seu amigo, conhecia seus parentes… isso não funciona mais, até o Zé se aposentou.

O clássico modelo em que o porteiro do prédio, zelador e gestor são os tomadores de decisões é um processo que não faz mais sentido no momento atual. 

Nós estamos na era da (IOT) – internet das coisas, onde os moradores a cada dia estão mais conectados; precisamos dividir as obrigações para dividirmos e minimizarmos o risco da segurança. Não temos escolha, pois os criminosos sempre estão pensando na frente, tentando burlar o sistema implantado, fazendo com que sejamos um alvo fácil.

O sucesso não estará em apenas um item ou sistema, mas, precisamos de um sistema integrado entre condôminos, funcionários, gestores e suporte remoto (pronta resposta ou monitoramento), o mercado oferece muitas soluções de atendimento ao usuário. 

São elas:  A biometria, reconhecimento facial, reconhecimento da palma da mão, reconhecimento da íris, crachás, cartões, portões duplos, com clausura, tudo faz sentido se o cadastro de moradores estiver atualizado, sendo uma responsabilidade do zelador de acompanhar e/ou realizar o cadastro, ainda pedir aos moradores para fazer o cadastramento on line, isso e rápido e pode ajudar. Lembre se que a solução é boa e todos devem estar envolvidos, pois, somente assim é que estaremos na frente no momento de risco de uma tentativa de intrusão do prédio. (Morador cuida do outro morador). 

Modernidade e a alta tecnologia, quando não integradas podem dar um efeito reverso, contra, quando se trata de segurança. Citamos como exemplo as portarias autônomas, onde o morador (à distância) é responsável pelo acionamento do portão ou encaminhamento de – QRcod ou pop up – para abertura dos portões, sem controle visual pode ser um problema e assim provocar uma fragilidade do sistema de segurança.

Nossa dica de melhoria da segurança:

Se possível, sempre ter a portaria presencial para que tenha o contato visual, com interação da unidade (morador), portão externo pode ser acionado pelo morador, mas o segundo portão, sempre deve ser acionado pela portaria. (Partimos do princípio em que o portão duplo é uma necessidade básica na segurança do prédio)

Se seu prédio tem uma portaria remota, fique atento a eventual liberação da unidade, pois podemos criar um furo na segurança, colocando em risco todas as unidades.

O que fazer para melhorar a triagem de um prédio residencial;

  • Ter uma equipe de portaria 24h treinada, e conhecedora dos riscos de sua atividade;
  • Ter procedimentos específicos, claros, e muito divulgado junto aos condôminos, para que a equipe ou os moradores não tenham dúvidas e se sintam envolvidos no processo “do que fazer no momento da operação”;
  • Implantar um sistema de controle de acesso informatizado e sempre em nuvem.
  • Liberar o App aos moradores para que eles tenham acesso imediato a portaria.
  • Cadastramento dos moradores sempre atualizado (on line) feito diretamente pelos moradores.
  • Quando do recebimento de visitas, ser indicado pelo morador, para ciência do porteiro.
  • Quando do recebimento de encomendas ser indicado pela portaria, ao morador para que esse saiba imediatamente que tem uma encomenda na portaria. (E o morador vai pegar na portaria ao chegar em casa).
  • Cadastramento de funcionários, ou prestadores de serviço contínuo, tipo empregadas ou personal trainner, é uma responsabilidade do morador, logo precisamos saber quem é o funcionário, o horário de serviço que ele entra e sai do prédio, e claro ter acesso aos documentos básicos de RG e CPF, para eventual avaliação.
  • Comprando no e-commerce, logo preciso indicar que vou receber o pedido na portaria. (Antecipe-se)
  • Pedi o delivery, devo acionar a portaria, informando, quem vai chegar, e em quanto tempo vai chegar, mas a portaria sempre deve comunicar na chegada do pedido, e o morador desce para pegar.

Importante: não negligenciar as suas responsabilidades.

Dica: Se o seu síndico, que assume a gestão, confia no processo de acesso de seu prédio, e se foi desenhado por um especialista, e todos cumprem a sua parte dentro dessa comunidade, o serviço tende a dar tudo certo ou chegar perto da qualidade que esperamos por uma segurança de qualidade.

A Integração, a comunicação e a inteligência nos processos e sistemas, principalmente, quando utilizado um sistema em nuvem pode ser o diferencial para avançar e ter mais eficiência na leitura e monitoramento inteligente, tudo imprescindível para que o sistema de controle de acesso seja eficaz. 

Quer saber mais fale com a ALPHA SECURE, tem a solução para seu condomínio ou negócio, com inteligência e conhecimento nossa equipe podemos ajudar. Esperamos seu contato, para uma consultoria inteligente!

Grupo Alpha Secure, evoluindo pessoas.

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