Definição:
A manutenção predial é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes operacionais, a fim de atender às necessidades e a segurança de seus usuários.
A responsabilidade principal da manutenção é do proprietário do imóvel ou de seu representante legal, o síndico, que poderá delegar as atividades de manutenção para empresas por contratos de manutenção ou diretamente com profissionais especializados e qualificados (manutencista, zeladores/gerentes, engenheiros, técnicos e arquitetos).
“Para que a manutenção obtenha resultados, é fundamental a implantação de um programa que contemple o planejamento das atividades”.
O programa anual de manutenção deve ser específico para cada edifício, considerando os sistemas aplicáveis e as recomendações estabelecidas no Manual de Uso, Operação e Manutenção das áreas comuns e privativas (quando houver). Deve considerar as diretivas da norma ABNT NBR 5674 e orientações das normas específicas dos sistemas, além das recomendações dos fabricantes.
A manutenção pode ser:
- Preditiva: é aquela baseada na análise e supervisão prévia do funcionamento de sistemas, equipamentos e máquinas, através do monitoramento e inspeções periódicas com prazos Ela identifica falhas com a antecedência necessária, evitando quebras ou danos maiores. Esse tipo de manutenção ainda é pouco aplicado no país, apesar de representar uma economia financeira.
Alguns exemplos:
Revisão de cabos e roldanas de elevadores, com vida útil definida;
Revisão de cabos e roldana de portões, com vida útil
- Preventiva: é aquela efetuada com o objetivo de reduzir a probabilidade de falha de um sistema ou Ela é realizada de forma programada e periódica.
Alguns exemplos:
Revisão de elevadores, bombas, portão, gerador, alarmes, CFTV e SPDA;
Aperto de quadro de elétrica;
Limpeza, poda e adubação de jardim;
Limpeza de ralos, drenos e calhas.
- Corretiva: São todos os serviços necessários para o imediato restabelecimento do funcionamento de um sistema ou equipamento, após a quebra ou Esse tipo de manutenção é a que gera mais transtornos e custos.
A falta de manutenção predial tem reflexos danosos para as edificações, causando perda ou deficiência no desempenho de seus sistemas, equipamentos e máquinas reduzindo sua vida útil. Além disso, pode desvalorizar o imóvel e colocar em risco a segurança dos usuários.
Relacionamos, a seguir, os sistemas abordados neste Guia Prático de Operação e Manutenção:
- Sistema estrutural;
- Sistema hidráulico;
- Sistema hidráulico – especificidades sobre bombas;
- Sistema de prevenção e combate a incêndio;
- Pressurização de escada de emergência;
- Sistema de instalações elétricas;
- Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA);
- Sistema integrado de segurança;
- Sistema de iluminação;
- Instalação de gás;
- Fachada;
- Cobertura;
- Sistema de esquadrias;
- Impermeabilização;
- Elevadores;
- Grupo gerador;
- Paisagismo;
- Playground;
- Piscinas;
- Sauna;
- Portões;
- Calçadas.
Os sistemas contemplados foram divididos em 5 subtítulos:
- Descrição do Sistema;
- Componentes do Sistema;
- Cuidados de Uso;
- Manutenção Preventiva;
- Normas Técnicas e legislações aplicáveis.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um passo a passo e como fazer a manutenção de edifícios, voltado para síndicos e gestores prediais.
A intenção é reforçar a importância sobre a necessidade da efetiva realização de um programa de manutenção preventiva em condomínios, com a documentação das ações.
Quer saber mais consulte o nosso núcleo de manutenção predial dentro de nossa empresa de facilidades. Temos um trabalho para auxiliar seu prédio.
ALPHA SECURE, evoluindo pessoas!
Junho/2024