Afinal, o que é inteligência emocional? Seria a arte de aprendermos a controlarmos nossas emoções? Sim, também.
A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções, a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento, a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual
A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.
O hemisfério cerebral esquerdo comanda, as tarefas analíticas e lógicas.
O hemisfério cerebral direito é responsável pelas atividades emocionais.
Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.
Autoconhecimento e inteligência emocional
Não existe inteligência emocional sem autoconhecimento. Afinal, como você vai aprender a administrar as suas emoções se você não as conhece e não conhece o seu jeito de lidar com os sentimentos?
Impossível, não é mesmo?
Por isso, antes de tudo, é preciso mergulhar nesse processo de autorreflexão, a fim de descobrir todo o necessário sobre si mesmo para buscar melhorias. E é importante lembrar ainda que o autoconhecimento é algo contínuo, ou seja, que deve ser praticado sempre.
A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho
A inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional, às relações interpessoais e à automotivação. Pessoas que conseguem ter o controle sobre as suas emoções também têm mais autogestão sobre suas vidas. Tudo isso contribui para alcançar os propósitos estabelecidos.
A inteligência emocional é uma habilidade indispensável em qualquer âmbito da vida. Nas questões pessoais, por exemplo, ela é essencial para preservar e fortalecer relacionamentos.
E no trabalho, qual é o peso dela?
Se pararmos para pensar, de certo modo, seu peso é ainda maior. Um amigo pode até compreender e perdoar um episódio de descontrole, mas é um empregador, como trataria o acontecimento? Dependendo do caso, a demissão é aplicável, não é verdade? A inteligência emocional é uma competência primordial para os profissionais, e não só por essa razão que citamos. Funcionários mais equilibrados tendem a tomar melhores decisões, que podem trazer resultados mais produtivos para a empresa.
Os principais benefícios da inteligência emocional na vida profissional
- Melhora da relação com colegas e líderes;
- Diminuição da ansiedade no trabalho;
- Definição de metas mais inteligentes;
- Foco e determinação no cumprimento dos objetivos;
- Crescimento da produtividade;
- Melhor administração do tempo;
- Mais responsabilidade e comprometimento;
- Mais poder de decisão;
- Equilíbrio emocional diante de situações estressantes e desafiadoras.
Os pilares da inteligência emocional
- Conhecer as próprias emoções
O passo número um é conhecer a si mesmo, identificando as suas próprias emoções e sentimentos. Isso vai ajudar a reconhecer os gatilhos e os padrões de comportamento. É importante conhecer melhor as suas próprias emoções é colocar seus sentimentos e suas ações em um papel e, depois, refletir profundamente sobre isso.
- Controlar as emoções
Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção. E quando estiver sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma, encontre uma distração, realize uma atividade prazerosa e canalize sua ansiedade.
- Automotivação
O terceiro pilar consiste na habilidade da automotivação. Ou seja, de conseguir manter a motivação mesmo diante das adversidades. Encarar os tropeços de forma positiva, como uma lição aprendida, é uma boa estratégia para evitar que os impulsos tomem à frente. A motivação ajuda a recuperar a força mais rápido para continuar firme em busca dos propósitos.
- Empatia
Quarto pilar da inteligência emocional é a empatia, que pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar do outro. É preciso abrir a mente para o fato de que não somos donos da razão e os sentimentos alheios também precisam ser considerados. Quando nos tornamos pessoas empáticas, automaticamente passamos a ser mais compreensivas. Com isso, nossas emoções ficam em segundo plano.
- Saber se relacionar interpessoalmente
Outro ponto chave para o sucesso é saber ter boas relações, guiando as emoções dos outros. Isso criará um ambiente positivo a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor. Os indivíduos precisam uns dos outros e devem aprender a conviver em harmonia. Desenvolver as habilidades sociais faz toda a diferença quando o assunto é conquistar a inteligência emocional.
Algumas das principais vantagens que você alcançará ao desenvolver sua Inteligência Emocional
- Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse;
- Melhorará os relacionamentos interpessoais;
- Terá mais empatia pelo outro;
- Mais equilíbrio emocional;
- Maior clareza nos objetivos e ações;
- Melhorará a capacidade de tomada de decisão;
- Melhorará a administração do tempo e produtividade;
- Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
- Aumentará a autoestima e autoconfiança.
Na Alpha Secure, temos o orgulho de proporcionar um ambiente de trabalho aos nossos colaboradores que seja propício ao desenvolvimento da Inteligência Emocional. Esse é um trabalho que temos em conjunto, ao nosso setor de Seleção e Recrutamento, quer saber mais sobre nós? Entre em contato.
Blog Elaborado por: Carina Reis, Psicóloga do Grupo Alpha Secure com 5 anos de experiência na área.
Resposta de 0
Ótimo assunto!!! Fiz quatro anos na empresa e o dia a dia a convivência não é nada fácil, temos que ser cada dia melhor e não julgar e tentar se colocar no lugar dos companheiros de trabalho mas nunca perdemos nosso foco e objetivos.