Líder ou chefe, qual a diferença?

Líder ou chefe, qual a diferença?

Se entendermos melhor a diferença entre chefe e líder conseguiremos melhores resultados da nossa equipe.

Com a relação de mercado de serviços cada vez mais competitiva, as companhias buscam se destacar pelos seus talentos que surgem durante a evolução profissional da equipe, esse fator tem ainda mais importância quando incluímos a competitividade na busca dos talentos. Desta forma, é importante uma empresa saber onde quer chegar e como chegar lá.

Nesse texto, temos objetivo de mostrar as diferenças entre as funções (chefe e líder) e como elas podem impactar na empresa.

O chefe e o líder são pessoas de destaques dentro das empresas e eles recebem as ações a serem tomadas da alta direção da corporação.

As suas funções ao delegarem as equipes de prestação de serviço, sendo realizadas com cuidado, podem comprometer muito o resultado final e assim impactar diretamente na produtividade da equipe.

O Chefe

Função criada no período da revolução industrial, cujo o objetivo era fazer as equipes realizarem mais tarefas em menos tempo, uma visão puramente de esforço físico, em um ambiente de pressão.

Os profissionais que atuam como chefe, geralmente tem uma postura centralizadora, são autoritários, mantendo uma relação profissional de subordinação da sua equipe comandada.

Chefes, buscam atender a demanda de seus superiores sob qualquer circunstância, fazendo cobrança direta aos seus colaboradores.

Características de um Chefe

Claro que as características podem ser várias, pois estamos falando de pessoas. Porém, acreditamos estar próximos de uma linha profissional que definimos em:

  • Foco em processos, não pensando na pessoa.
  • Não discuti ideias como sua equipe.
  • Tem comunicação unilateral objetivando processo final.
  • Cria ambiente sem troca com a equipe e geralmente deixa o local tenso.
  • Cria processos para atender suas expectativas.
  • Cobrança exagerada da equipe e muitas vezes grosseiras.
  • Quando não consegue o resultado culpa sempre sua equipe.

O Líder

Ser líder é para poucos, já que seus métodos são de gerenciamento horizontal. O primeiro passo é que a empresa precisa estar pronta para essa fase, aceitando o modelo de gestão e depois temos que encontrar o líder ideal.

O líder também tem acesso às determinações da alta direção da empresa, indiretamente esse gestor busca otimizar resultados e impactar de maneira positiva na produtividade da equipe. Sua opção é sempre inspirar e motivar a equipe para atingir as metas e criar um ambiente de trabalho harmonioso.

O bom líder consegue enxergar os pontos fracos e fortes de sua equipe, desta forma busca adaptar as funções, para tirar de seus comandados o melhor que eles podem produzir e ao atingir o objetivo divide com seus comandados a glória.

Características de um Líder

  • Se comunica de forma clara com sua equipe;
  • Busca novas ideias, compartilha os problemas e provoca diálogo com objetivo de encontrar a solução para o problema;
  • Dá feedbacks sobre a produtividade, buscando a evolução;
  • Respeita as particularidades dos colaboradores e usa isso em prol da produtividade;
  • Motiva o time, sempre tentando trazer melhorias;
  • Tenta trazer a alta direção para a realidade operacional.

Como é ser um líder?

Ser líder é tentar inspirar pessoas para um objetivo maior, promovendo integração de seus comandados e tentando buscar um olhar de grupo e menos hierárquico para a operação.

Dá incentivos verbais quando a equipe está no caminho, tenta ultrapassar a meta da alta direção e tenta buscar incentivos financeiros ao seus comandados.

Respeito é uma ferramenta importante para o líder, mesmo sendo o responsável pela área não perde a sua posição e consequentemente a sua paciência.

Comprometimento do líder é a prova de seu engajamento e isso ele transfere para equipe que vê uma inspiração nessa pessoa.

Valoriza sua equipe, quando eles se destacam e quando faz comparações de maneira respeitosa, com o objetivo de encontrar um caminho para o colaborador que não vem se destacando.

Comunica-se com a equipe de forma clara e tem capacidade de ouvir seus colaboradores, mesmo que não sejam ideias para atingir seus objetivos, ou seja, escuta e depois mostra que não é a solução ideal. E se for positiva tenta adaptar na operação, assim, mais uma vez se coloca como um verdadeiro líder.

Contudo, ressaltamos que ser líder não é deixar sua equipe ficar de mimimi, e sim liderar para atingir os objetivos de todos dentro da empresa e certamente teremos atendimentos cada vez melhores.

Com as informações ora apresentadas podemos mostrar a diferença de chefe e líder. Uma empresa que quer atingir seus objetivos possui chefes e quem sabe onde quer chegar, possui LÍDERES.

Nossa empresa tem um objetivo bem definido e precisamos de engajamento de nossos colaboradores para atender nossa meta. A melhoria contínua é sempre a solução, se você faz parte de nossa empresa fale sobre esse blog com o seu responsável.

Consulte-nos! Temos mais informações para você e sua empresa.

Grupo Alpha Secure

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros conteúdos:

Veja por categoria: