Logo do Site

METAS, o caminho para alcançar seus objetivos.

Em determinadas camadas – pessoais ou profissionais – causa até medo quando alguém fala em estabelecer metas para serem alcançadas. Os principais motivos serão sempre:

  • Medo de não as alcançar e não ter um ganho;
  • Incômodo por sair da “zona de conforto”;
  • Mudanças no modo de trabalhar ou de viver

Quando isso acontece, é como se as pessoas invertessem a forma de olhar a razão pela qual vivem e trabalham, afinal, desejamos melhorar, conquistar e é através do trabalho que buscamos benefícios e crescimento pessoal e à família; profissionalmente, buscamos remuneração, benefícios que nos dê um ambiente e qualidade melhores de trabalho, além do crescimento na carreira que pode trazer mais notoriedade possibilitando o crescimento e capacidade de assumir funções melhores.

PORQUE ESTABELECER UMA META

Estabelecer uma meta vem sempre de um desejo (pessoal) ou de uma visão (profissional), uma conquista de um bem material que, para ser alcançado precisa de um caminho novo, um redirecionamento nos costumes e na forma de viver ou de fazer alguma coisa, sendo inevitável assumir novos desafios, afinal, a mudança começa com cada um de nós.

Do ponto de vista empresarial, as metas são decorrentes da análise da diretoria de uma empresa em medir e desejar aumentar o market share de mercado, a produção, desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou a melhora de processos internos, enfim, para muitas situações que podem e necessitam ser superadas, e isso envolve os colaboradores, funcionários, o que se faz desafiando a equipe, de acordo com o potencial de cada um.

Lógico, que nesse caso, se a diretoria ou seu líder estabeleceu e te envolveu numa meta é porque ele percebeu características no modo de fazer, de trabalho e no seu conhecimento a capacidade de melhorar, de produzir mais, de vender mais, porém, é inevitável que haja mudanças.

O sucesso em atingir e até superar metas, não depende apenas do individual, ela depende muito dos aspectos e critérios que são considerados na hora de estabelecê-las, não podendo ser tímida, mas tendo o desafio de ser alcançável, possível, atingível.

FEEDBACK E ACOMPANHAMENTO

Também, é necessário que, do lado da empresa, haja um acompanhamento, o feedback periódico para que ajustes sejam feitos assim que percebidos durante as avaliações, e isso é algo a ser aprimorado ou até ser descrito no projeto de metas, porque ficar olhando as coisas darem errado para no final achar um culpado não adianta nada e só trará frustação à equipe e todos os envolvidos.

Para tanto, é importante que o líder seja orientado a definir as métricas e compará-las com a equipe e individualmente, pois isso possibilitará com que os ajustes sejam feitos no momento adequado, assim como os envolvidos também terão mais oportunidades de fazerem seus ajustes, tanto no processo como na sua forma de fazer e desenvolver.

Um exemplo e a meta SMART que é definida com base em uma série de critérios, a saber: ela deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. A estratégia foi pensada para auxiliar as empresas e corporações a determinarem seus objetivos e os meios de alcançá-los de maneira inteligente.

Mas, você pode criar as suas, envolver sua equipe e definir pontos de avaliação, o importante é que você tenha uma direção, afinal, pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve.

Do ponto de vista individual, ou seja, se a meta for estabelecida para sua família, também é importante que esse mesmo procedimento de avaliação seja seguido, afinal, é sempre oportuno uma dose de motivação e de lembrar a todos do objetivo que se quer alcançar, para que aqueles ajustes pelo meio do caminho, principalmente, do que se deixou de fazer não passe a desanimar a todos.

MOTIVAÇÃO X DISCIPLINA

Evidentemente, que manter a todos motivados, em ambas as situações será sempre muito importante, mas, é preciso identificar e trabalhar a disciplina como meio e ferramenta essencial, porque, quando a motivação acaba, é a disciplina que garante que o objetivo continua sendo perseguido.

A disciplina levará você para lugares onde a motivação não leva e as oportunidades existem, mas ela precisa te encontrar trabalhando, lutando, perseguindo seus objetivos.

Afinal, de nada adiantará estabelecer um plano, uma meta se não o executar e fazer acontecê-lo.

“Nós temos um planejamento estratégico. Ele se chama “fazer acontecer”.

Herb Kelleher, South West

E você já pensou que talvez esteja na hora de parar um pouco, colocar os objetivos numa planilha ou num papel, envolver a família ou a equipe e iniciar um plano de crescimento e melhora da sua vida?

Seja em que âmbito for, é sempre oportuno e como disse Nizan Guanaes, “é melhor aproximadamente agora do que exatamente nunca”.

Nós da Alpha Secure desejamos que você cresça e aproveita as oportunidades. Nós levamos segurança, mas fazemos isso capacitando pessoas.

Post tags :

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores