março sem fundo

Setembro Amarelo: Mês de Valorização da Vida

O que é saúde mental?

A saúde mental é estar bem com os outros e consigo mesmo. Aceitar, saber lidar e administrar as situações, emoções e adversidades que a vida apresenta sem comprometer a si mesmo e aos outros.

É o equilíbrio com a emoção e a razão, são os manejos necessários para elaboração dos conflitos.

O Setembro Amarelo é uma data estabelecida para ações voltadas a prevenção ao suicídio, mas na área da Psicologia é uma ação diária. O Setembro Amarelo é, na verdade, abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, o que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.

Durante muito tempo, o tema suicídio foi tratado como tabu. No entanto, segundo a OMS 90% dos casos poderiam ser prevenidos pelo simples fato de ter alguém para conversar, alertar e mudar a situação em que a pessoa se encontra. É fundamental contar com ajuda de especialistas para enfrentar e superar esse momento.

O que leva o ser humano ao Esgotamento Emocional?

Um dos dados apresentados pelo Setembro Amarelo mostra que cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados no último ano tinham relação com transtornos mentais. Entre as doenças, a depressão ocupa o primeiro lugar.

Por isso, um dos pontos abordados pela empresa com relação a campanha é exatamente a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento, é preciso entender essas relações para compreender essa ação.

Problemas do cotidiano podem levar a transtornos mentais, alguns desses problemas são estresse, brigas, problemas financeiros ou conflitos dentro da família, o que acaba desencadeando uma série de patologias e quando não acompanhada leva muitas pessoas ao esgotamento extremo.

A importância do Primeiro Passo.

É crucial que o colaborador tenha iniciativa de trazer ao seu gestor como ele se sente e se percebe como profissional dentro da empresa, e claro que partir desse primeiro passo, a empresa busca manejos e orientação para a prevenção ao adoecimento mental.

Como podemos identificar se alguém precisa de ajuda?

  • Quando perceber que uma pessoa não demonstra mais interesse por coisas que gostava anteriormente;
  • Apresentar comportamento retraído, com dificuldades de se relacionar com amigos e familiares;
  • Desesperança, solidão, impotência e falta de significado na vida;
  • Irritabilidade, pessimismo e apatia.

No Ambiente de trabalho.

  • Baixo desenvolvimento e rendimento no trabalho;
  • Pensamentos confusos e distorcidos;
  • Faltas recorrentes;
  • Introspecção;
  • Baixa autoestima.

A intervenção da empresa é a priorização do bem-estar no trabalho.

Mais do que prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para a empresa falar e agir em prol da saúde mental. Esse movimento se estenderá durante todo o restante do ano, impactando o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Assim a equipe desempenhará o seu trabalho da melhor forma possível, atuando com mais qualidade, engajamento e motivação. Isso se reflete em benefícios para a empresa e se estende para a vida pessoal desses profissionais, impactando sua família e a sociedade em geral.

Ações que tem como destaque a desmistificar as doenças mentais, enfatizando a importância do diálogo aberto e combate ao preconceito e discriminação na organização, abertura para esclarecimentos de dúvidas, encorajamento para quem buscar ajuda. 

O que a Alpha Secure pensa sobre o tema?

A nossa empresa, estimula o autocuidado, autoconhecimento e mudanças de hábitos, sendo esses mais saudáveis, como atividades físicas e cuidados com a mente. Adotar medidas direcionadas para saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, buscando sempre transformá-lo em um local agradável e de respeito profissional.

A empresa disponibiliza a intervenção da Psicóloga para acolhimento aos colaboradores que estão passando por questões conflituosas, oferendo ao mesmo orientação e direcionamento na demanda pelas quais estão vivenciando.

A escuta aos colaboradores, os feedbacks, os acompanhamentos de comportamento dos funcionários e os treinamentos oferecidos pela empresa para manutenção e acolhimento dos receptíveis candidatos e os colaboradores da empresa. Assim promovemos o autocuidado e acompanhamento assistido pela profissional que atua diretamente desde o início da contratação de cada efetivo que faz parte da empresa. A empresa busca promover, o equilíbrio emocional e o relacionamento interpessoal.

Quer conhecer mais sobre nossa atividade de apoio ao trabalhador? Faça contato, estaremos à disposição.

Cuidar bem de nossa equipe é obrigação de nosso time.

Recursos Humanos – Alpha Secure.

Post tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem mais comentada

Canal de denúncia: entenda, utilize e nos ajude a melhorar.

O canal de denúncias tem como objetivo de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança ...

Postagens Anteriores