março sem fundo

Ética profissional, fique alerta e não erre.

Ética profissional é a forma de agir do funcionário, em relação ao seu ambiente profissional, que deve ser sempre respeitada e observada por todos os colaboradores.

Ética profissional é uma das principais características que distinguem um bom profissional do mau profissional, pois ela traz consigo uma série de vantagens, podemos citar as principais como:

Sucesso no mercado de trabalho, motivação e satisfação no emprego.

No ambiente de trabalho, o profissional deve ser proativo. Porém, ter o cuidado de não interferir nos assuntos na empresa, nunca ultrapassando os limites estabelecidos pela empresa, respeitando seu regulamento interno.

Dica: tenha em mente a responsabilidade que você tem com seu cargo e não perca seu foco.

A obrigação da empresa ou do seu empregador é dar condições de trabalho e é obrigação do empregado em manter o posto de trabalho em um local harmonioso, sem tumultos, polêmicas ou conflitos. Podemos dizer que a educação e respeito ao próximo é uma ferramenta poderosa e que deve ajudar bastante.

Dica: coloque-se no lugar de seu colega e veja se você queria estar nessa situação.

Regras básicas dentro da empresa ou em nosso cliente, segundo consultor José Roberto Marques.

• SEJA HONESTO:

A honestidade é uma das principais características positivas de uma pessoa, tanto na vida profissional quanto no pessoal. Seja sempre sincero com seus colegas e clientes e dessa maneira as pessoas irão lhe respeitar e a ver você como alguém confiável.

NUNCA ASSUMA ALGO QUE VOCÊ NÃO PODE OU CONSEGUE:

Se você fizer algo, esteja certo de que virão consequências, sejam positivas ou negativas. Por isso, somente faça se tiver condições de assumir os resultados perante seus superiores, subordinados e públicos em geral. Evite fechar negócios ou prometer prazos se você não tem segurança ou sabe que não vai dar conta. Assim como também não é recomendado jogar essa responsabilidade para os seus colegas. Como eu já disse acima, seja honesto! Evite se comprometer sem estar 100% confiante.

SEJA HUMILDE:

É fato que ninguém é melhor que ninguém. Você pode até ter mais habilidades que seus colegas, mas isso não dá o direito de tratá-los com arrogância e deboche. Para trabalhar em equipe é preciso ser humilde, flexível e estar disposto a ouvir críticas e sugestões, por mais peculiares que sejam. Fazer a escuta ativa e compreender o que o outro quer dizer pode trazer ideias positivas e negativas. Portanto, esteja sempre com a mente e coração abertos para dar espaço aos outros. Não faça julgamentos precipitados e respeite as pessoas como gostaria de ser respeitado.

FAÇA CRÍTICAS CONSTRUTIVAS E DE FORMA EDUCADA:

Sempre seja cuidado ao fazer uma crítica que irá apontar os pontos negativos e que precisam ser desenvolvidos de outra pessoa. Em primeiro lugar, seja transparente e faça isso diretamente a pessoa e de forma planejada. Falar pelas costas ou ser impulsivo são atitudes nada éticas. Entenda que o feedback não deve ser negativo e sim construtivo. O objetivo é fazer com que o criticado evolua e não fiquei decepcionado. Saiba como dar um feedback positivo e seja sempre educado ao passar qualquer informação para as pessoas que trabalham com você. E após fazer o processo de devolutiva uma vez, busque se planejar para fazê-lo regularmente.

• RESPEITE A PRIVACIDADE:

Jamais mexa na mesa, gaveta, informações, computador ou documentos alheios, exceto se você tenha autorização para tal. E mesmo que você a tenha, avalie se está fazendo por motivos válidos ou se é apenas curiosidade. Se coloque no lugar da outra pessoa: você gostaria que seus pertences fossem revirados? A privacidade é inviolável!

• ASSUMA AS CONSEQUÊNCIAS DOS SEUS ATOS:

Como eu já disse, toda ação gera uma reação. Por isso, assuma seus valores e princípios, bem como as suas consequências. Não jogue a culpa de seus atos em cima de seus colegas e tenha maturidade o suficiente para assumir os seus erros.

• EVITE FOFOCA:

A fofoca, por mais que pareça inofensiva, é algo grave dentro das empresas. E eu não preciso de pesquisas para confirmar isso. Reflita sobre sua vida profissional e relembre os momentos em que a fofoca prejudicou uma atividade ou até a carreira de alguém. Além de prejudicar pessoas, o tempo gasto fofocando poderia ser usado para algo mais útil e produtivo. Todo problema deve ser tirado a limpo, cara a cara. Por isso, fique longe de fofocas, mesmo que isso faça parte da cultura da sua equipe.

• RESPEITE A HIERARQUIA:

Não deixe que a amizade ou antipatia interfira na relação hierárquica. Ou seja, não privilegie um subordinado porque é seu amigo e vice e versa. No que se refere a antipatias, tente superá-las, para que isso não interfira no trabalho do dia a dia. Basicamente, essa é a premissa para ser um bom profissional.

• RECONHEÇA O MÉRITO ALHEIO:

O reconhecimento é considerado um dos fatores mais motivadores em um ambiente de trabalho. Por isso, sempre dê crédito a quem merece e não aceite elogios ou recompensas pelo mérito alheio. Seja sincero quanto ao trabalho das pessoas de sua equipe e saiba reconhecer quando seus colegas se empenham e têm atitudes assertivas.

• RECONHEÇA SEUS ERROS:

Se errar, reconheça. Mas, não force a barra e nem dramatize a situação, procure apenas solucionar o problema e garantir que não acontecerá novamente. Se precisar de ajuda para resolver uma situação, procure pelo seu superior e seja sincero. Esse é o melhor caminho!

NUNCA

  • NUNCA, misture assuntos dentro do ambiente profissional, assuntos que possam criar uma polémica desnecessária. Exemplo: Falar do time de futebol, valorizando suas preferências pessoais, e desvalorizar a de seus colegas, não é um problema, desde que se respeite o colega, em sua escolha ou preferência.
  • NUNCA, devemos nos posicionar com as posturas ideológicas e políticas, que pouco contribuem para o nosso ambiente profissional.
  • NUNCA, devemos trazer problemas pessoais, ou íntimos, como relação conjugal, filhos ou namorado (a), discutindo o assunto dentro do ambiente corporativo. Assuntos pessoais, ficam fora da empresa e assuntos da empresa não entram na sua casa.

Caso você esteja passando por um problema desses dentro de sua empresa, tente explicar ao seu colega que não é pessoal, mas você tem como prioridade o trabalho, e que dentro da empresa está focado nele. Caso esse colega insista, tente levar ao seu chefe imediato e peça ajuda, pois sua empresa deve intervir para ajudá-lo.

Se não sendo suficiente, use o canal de denúncia!

Nossa empresa está aqui para apoiá-lo e queremos que você esteja focado no seu trabalho, pois esse que é a solução dos problemas.

Trabalho é dignidade!

Grupo Alpha Secure.

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